Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Turismo

NOVIDADE

Novo sistema de orientação de voo pode baratear custos de passagens aéreas no Brasil

Foto: Agência Aérea

Chefe de Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle Aéreo, José Alves Candez Neto, anuncia novo sistema

Chefe de Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle Aéreo, José Alves Candez Neto, anuncia novo sistema

O Chefe de Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle Aéreo, José Alves Candez Neto, anunciou um novo sistema de orientação utilizado pelos aviões em território nacional. O programa é chamado de Navegação Baseada em Performance (PNB em inglês).

A apresentação aconteceu durante um debate realizado pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), com objetivo de oferecer ao mercado passagens baratas no Brasil, já que o novo sistema calcula o tempo de voo e o consumo de combustível das aeronaves durante a viagem.

O PBN, além de abrir uma possibilidade para passagens aéreas com preços baixos, também permitirá que os aviões voem guiados via satélite, e não por linhas de radares, instaladas no solo.

O novo sistema já vem sendo operado e modernizado desde 2010, com estimativas de uso em dezembro de 2013, nos voos entre os aeroportos do Rio (Santos Dumont e Galeão) e São Paulo (Congonhas, Cumbica e Viracopos), oferecendo uma passagem aérea mais barata entre esses trechos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet