O Teatro Zulmira Canavarros recebe a 5ª edição da Mostra do Dia Internacional de Dança, na sexta-feira (28) e no sábado (29), com 50 apresentações de diversos estilos criados por escolas, grupos e companhias de Cuiabá e cidades do interior. O ingresso será trocado por um brinquedo, que será destinado a instituições de caridade.
Leia também
Amigas vendem biscoitos com receita ‘de vó’ e toalhas pintadas à mão em Cuiabá: 'cabeça ocupada'
A mostra começará sempre às 20h e as entradas podem ser retiradas pelo
Sympla. De acordo com o criador do evento, Rafael Cerigato, o evento se tornou tradição em Cuiabá. A exemplo da edição do ano passado, além do espetáculo em dois dias, a programação também contará com diversos cursos e workshops de dança nas modalidades de balé, jazz, sapateado, danças urbanas e dança contemporânea com professores de renome internacional.
"A novidade para 2025 é a inclusão de um workshop de figurino voltado para a dança, que será ministrado por Janaína Castro, que tem em seu currículo o Grupo Corpo e o Ballet Nacional Chileno", afirmou Rafael. A bateria de cursos também será marcada pelo professor Uruguaio Frederico Godoy. Destaque internacional, ele tem dez anos de experiência no Ballet Nacional de Sodre.
Além de Frederico e Janaína – que também fará workshop de Dança Contemporânea – também são convidados os professores Aurélio Sanches (Sapateado), Fernando Lima (Jazz) e Ji Sambati (Danças Urbanas). Os cursos acontecerão na sexta-feira (28), a partir das 15h, e no Sábado (29), das 8h às 17h30. As inscrições podem ser realizadas por meio do site
https://didcuiaba.wixsite.com/didcuiaba.
A 5ª Mostra DID – Dia Internacional da Dança é uma realização do Espaço Roda – Arte e Expressão em parceria com o Movimento Vambora. O evento conta com o apoio da Assembleia Legislativa, por meio da Assembleia Social, SEBRAE-MT e Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Espetáculo de abertura
Como parte da programação da 5ª Mostra DID – Dia Internacional da Dança, também acontece no Teatro Zulmira Canavarros o espetáculo "Periféricos", que fará a abertura das noites de apresentações. Criado por Rafael Cerigato e Robson Oliveira, a montagem é realizada pelo Corpo de Baile do Espaço Roda – Arte e Expressão.
"Periféricos" é uma montagem de dança contemporânea que promove, por meio de movimentos cênicos e de corpo de baile, uma reflexão sobre a "periferia" em seus múltiplos significados. No conceito de região afastada dos centros urbanos, o espetáculo se propõe a pensar as relações e vivências coletivas e individuais. Em seu significado literal, traz para o centro do diálogo um olhar mais profundo sobre os limites entre os corpos e espaços sociais.