Olhar Conceito

Sábado, 26 de setembro de 2020

Notícias / Artes Cênicas

Juizado da Infância e Adolescência utiliza teatro como instrumento de ressocialização

Da Redação - Lidiane Barros

26 Set 2013 - 11:44

Teatro tem sido eficiente na ressocialização de crianças e adolescentes

Teatro tem sido eficiente na ressocialização de crianças e adolescentes

A arte vem sendo utilizada como eficiente instrumento de ressocialização em vários municípios de Mato Grosso. Depois do projeto de leitura implantado inicialmente na Cadeia Pública de Várzea Grande e que se irradia por várias cidades, a boa nova é o projeto de teatro implantado pelo Juizado da Infância e Adolescência da Comarca de Nova Xavantina (645 km a leste de Cuiabá).

Projeto de leitura reduz pena de reeducandos em Várzea Grande e é exemplo para outras cidades

O projeto idealizado pelo juiz Gustavo Chiminazzo de Farias, titular da Vara da Infância, quer mudar a vida das crianças e adolescentes que estão em situação de risco ou que tenham praticado pequenos delitos. Por meio do Teatro Legal, elas vão ter uma oportunidade de aprender a trabalhar em grupo e expandir o repertório cultural.

De acordo com o Tribunal de Justiça, as aulas ocorrem todas as terças e quintas-feiras, entre as 19h e 21h, no Teatro Municipal de Nova Xavantina. No dia 24 ocorreu a primeira aula e quatro alunos participaram. Segundo o magistrado, até o final do ano são esperados até 20 participantes.

“Sempre gostei de arte e acredito que o interior de Mato Grosso tem carência no sentido de aulas para estimular o canal da cultura. O teatro é uma arte que melhora a autoestima, aprimora a habilidade de se relacionar com os outros, além de desenvolver habilidades como memória e raciocínio”.

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet