Olhar Conceito

Sábado, 13 de julho de 2024

Notícias | Gastronomia

feira gastronômica

1º edição do Festival da Rapadura tem Nico e Lau, artesanato e almoço regional em MT

Foto: Reprodução

1º edição do Festival da Rapadura tem Nico e Lau, artesanato e almoço regional em MT
A 1ª edição do Festival de Rapadura - Descobrindo Sabores e Saberes acontece neste sábado (29), das 8h às 17h, no Centro de Memória da Rapadura, na Comunidade Campo Alegre de Baixo, em Nossa Senhora de Livramento. No evento, o doce ganhará protagonismo em comidas e bebidas, além da presença do caldo de cana. 


Leia também
Locutora mato-grossense viraliza no TikTok por conta da voz: 'meu Deus quando ela abre a boca'

Além de feira gastronômica haverá almoço regional com comidas típicas e feira de artesanato. O evento também contará com apresentações de siriri e outras atrações artísticas, como os humoristas Cumpadre Mané e Nhá Bastiana e a dupla Nico e Lau.

A programação do evento ainda conta com o lançamento do livro “Preservando Saberes e Memória do Lugar: Comunidade Campo Alegre de Baixo”. De acordo com a coordenadora do projeto, Zuleika Arruda, o festival busca preservar o saber/fazer da rapadura e fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade. 

“Destacamos a relevância deste evento para o município, uma vez que promove a valorização e preservação da cultura local, além de contribuir para o desenvolvimento social e econômico da comunidade de Campo Alegre de Baixo”, explica.

O 1º Festival de Rapadura, viabilizado com recurso do edital Viver Cultura, promovido pela secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) apresenta também aos visitantes o Centro de Memória da Rapadura, um espaço destinado à preservação da cultura local.

Construído com o método de pau-a-pique (taipa) para mostrar a habitação típica da região rural do Valei do Rio Cuiabá, o Centro guarda artefatos e fotografias sobre o cotidiano e a memória coletiva da comunidade, bem como produtos e utensílios utilizados no processo produtivo tradicional da rapadura.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet