Olhar Conceito

Sábado, 13 de julho de 2024

Notícias | Gastronomia

começando por SP

Barista de MT promove imersões e vivências sobre café robusta amazônico pelo Brasil

Foto: Reprodução

Barista de MT promove imersões e vivências sobre café robusta amazônico pelo Brasil
Nascida em Rosário Oeste (a 105 km de Cuiabá), a barista e enfermeira especialista em paladar, Deborah Veneziano, vai percorrer o Brasil em uma jornada com imersões e vivências sobre o café robusta amazônico, cultivado por comunidades indígenas. A jornada começa percorrendo São Paulo e segue em etapas por diversos rincões do Brasil.


Leia também 
1º edição do Festival da Rapadura tem Nico e Lau, artesanato e almoço regional em MT

Com foco em desbravar e promover uma imersão sobre o café robusta amazônico, os participantes terão a oportunidade de vivenciar o processo de cultivo, colheita, torra e preparo até chegar na xícara. Além do robusta amazônico, a profissional, que tem experiência com os cafés do sul de Minas, região onde morou e pesquisou por muito tempo.

A barista também explorará as regiões de cultivo de cafés vulcânicos, que possuem terroirs únicos devido à presença de solos ricos em minerais de origem vulcânica. Esses cafés são apreciados por suas notas complexas e perfis de sabor exclusivos, que variam conforme a altitude e a composição do solo. 

O projeto tem como objetivo principal a análise sensorial desses cafés especiais, além de abordar temas como agrofloresta e todo o processo de produção do café de alta qualidade. Com sua expertise que combina conhecimentos na área da saúde, "anatomia dos sentidos" e análise sensorial, Veneziano pretende aprofundar-se nos diferentes aspectos que tornam o café brasileiro uma referência mundial.

"O café é muito mais do que uma bebida. Ele carrega histórias, culturas e uma biodiversidade que merece ser explorada e valorizada", afirma.

Rota do Café Especial

Durante essas imersões, a barista conduzirá vivências com análise sensorial, compartilhando seu conhecimento sobre as nuances que tornam cada café especial. Paralelamente a essas vivências, a segunda etapa do projeto desenvolverá a "Rota do Café Especial", um percurso pelas estradas do café que destacará as regiões produtoras mais importantes do Brasil. A rota incluirá visitas a fazendas, cooperativas e centros de pesquisa.

Veneziano acredita que essa jornada contribuirá para a valorização dos cafés brasileiros e a conscientização sobre a importância da produção sustentável. "Ao destacar a conexão entre o café e a agrofloresta, queremos mostrar como é possível produzir café de alta qualidade enquanto preservamos o meio ambiente e apoiamos as comunidades locais", destaca.

A expectativa é que essa iniciativa não só amplie o conhecimento sobre o café brasileiro, mas também fortaleça as práticas sustentáveis e a economia das regiões produtoras. Deborah Veneziano convida todos os apaixonados por café a acompanharem sua jornada e descobrirem as maravilhas que o Brasil tem a oferecer no universo dos cafés especiais.Acompanhe pelo Instagram: @birzecafe e @estradasdocafeespecial
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet