Olhar Conceito

Sábado, 13 de julho de 2024

Notícias | Literatura

'Tempos Íntimos'

Escritora lança segundo livro de contos em evento gratuito na Casa do Centro

Foto: Reprodução

Escritora lança segundo livro de contos em evento gratuito na Casa do Centro
Com 24 contos que nasceram no período crítico de isolamento social da covid-19, "Tempos Íntimos" é o segundo livro da escritora e jornalista Larissa Campos, que será lançado neste sábado (6), a partir das 19h, na Casa do Centro, localizada na Praça da Mandioca, em Cuiabá. O evento tem entrada gratuita integra um projeto literário que conta com apoio do Edital Estevão de Mendonça, do Governo de Mato Grosso.


Leia também 
Ponto turístico centenário do RJ foi casa de socialite cuiabana conhecida como ‘Marechala da Elegância’

Mesmo que não trate diretamente da pandemia, reúne histórias que refletem medos e angústias daquele momento. A autora explica que, ao contrário da primeira obra (A Casa do Posto), lançada em 2022, que é uma autoficção inspirada em memórias do período em que a família viveu em um posto de gasolina de rodovia, o segundo livro surgiu em um novo contexto, de isolamento, e marca a necessidade que ela tem de se expressar cada vez mais no campo da ficção.

"Mesmo que seja uma obra inteiramente ficcional, existe um fio condutor, já que os contos dialogam com temáticas vivenciadas por todos nós durante o período triste da pandemia de covid-19, como solidão, reclusão, esquecimento, afastamentos e aproximações, além da dificuldade de, em certos momentos, discernir entre realidade e fantasia", destaca. 

As histórias trazem personagens que se dedicam a desvendar pequenos mistérios do cotidiano, como a aparição de uma chalana na orla da cidade, carros abandonados pelas ruas, poemas feitos de vapor, mulheres marcadas na pele com desenhos enigmáticos, o som diário de um apito.

Esses são alguns dos argumentos de textos que estão em Tempos Íntimos. Um diferencial do livro é que todos os contos ganharam uma ilustração colorida em aquarela feita pela artista mato-grossense Dani Dias.

Outro ponto relevante é que esse projeto desenvolvido pela escritora compreende atividades gratuitas de fomento à cultura, como oficinas de escrita criativa e rodas de conversa em Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Larissa ainda faz parte, desde 2019, de um clube de livros  gratuito (Lendo Mulheres Cuiabá) voltado a disseminar a prática de leitura entre mulheres e com ênfase em escritoras.

"Não me vejo apenas como escritora, e sim como uma agente de cultura que quer estar a serviço da sociedade nas ruas, feiras, bares, redes sociais, praças, escolas, shoppings e periferias das cidades. As estatísticas mostram que somos um país que lê pouco, o que traz reflexos não só para o mercado editorial, como para a educação, formação de novos profissionais e ao próprio exercício da cidadania", acrescenta Larissa. 

Sobre a escritora

Larissa Campos, de 36 anos, é nascida em Manaus (AM), mas foi criada em Mato Grosso, é funcionária pública com formação em Jornalismo e Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A carreira na escrita deslanchou ao ter contos selecionados para as antologias "Ser, nascer e desnascer – Enquanto Mulheres" (Primavera Editorial, 2021) e "Coletânea OFF Flip 2022 – Contos".

O livro "A casa do posto" (Selo Auroras, Editora Penalux) é sua obra de estreia e foi publicada em 2022 retratando o período de quatro anos em que a autora e a família moraram em um posto de combustível na Rodovia dos Imigrantes, na Capital de Mato Grosso. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet