Olhar Conceito

Sábado, 13 de julho de 2024

Notícias | Música

em cuiabá

Com mais de 320 inscritos, Festival CirandaMundo tem concertos e programação aberta ao público

Foto: Reprodução

Com mais de 320 inscritos, Festival CirandaMundo tem concertos e programação aberta ao público
Após o sucesso no número de inscrições para o II Festival CirandaMundo, Cuiabá será palco de um grande evento de formação musical, que segue até sexta-feira (5), com oficinas de instrumentos, ensaios e apresentações musicais de diversos estilos. 


Leia também 
Ponto turístico centenário do RJ foi casa de socialite cuiabana conhecida como ‘Marechala da Elegância’

Além das atividades direcionadas aos estudantes e músicos profissionais inscritos, o festival terá uma série de concertos e outras performances musicais abertas ao público. Os participantes terão aulas pela manhã, ensaios das orquestras no período da tarde e apresentações diversas na parte da noite, abertas também ao público externo do festival. 

Entre 2 e 3 de julho, professores e artistas convidados se apresentam no Teatro do Sesc Arsenal. Na terça-feira (3), o público pode experimentar sonoridades diversas, em um concerto de música contemporânea. Já na quarta-feira (3), serão realizadas apresentações de quinteto de cordas, quinteto de sopros e de música popular brasileira.  

Já na quinta-feira (4), a Orquestra Primeira Ciranda, composta pelos alunos intermediários do festival, sobe ao palco do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, onde também acontece a apresentação de um grupo de percussão. Já na sexta-feira (5), será realizado o concerto de encerramento do Festival, com apresentação da Orquestra CirandaMundo, também no Zulmira Canavarros.  

Os organizadores explicam que, apesar de se tratar de um festival voltado à prática de orquestra, a ideia é valorizar a diversidade artística e musical.

“Mesmo sendo um festival de orquestra sinfônica, onde geralmente os repertórios tradicionais são mais valorizados, vamos contemplar as diversas formas de fazer música, com apresentações de música contemporânea, música popular brasileira, jazz, baião, música eletrônica, música experimental e muito mais”, resume Jéssica Gubert, diretora de desenvolvimento institucional do Instituto Ciranda. 

O número de inscritos mostra a importância desse tipo de evento e a grande demanda de estudantes de música que anseiam por atividades de formação, com professores de renome e destaque no cenário nacional. 

“Este é um momento especial, quando o Instituto abre as portas para a comunidade, recebendo alunos de diversas idades, da capital e de diversas outras cidades. O número de inscritos mostra a importância desse tipo de evento. Com certeza, o festival vai criar um impacto muito significativo para todos os envolvidos”, avalia Murilo Alves, presidente do Instituto Ciranda.  

O II Festival CirandaMundo é realizado pelo Instituto Ciranda, por meio do edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL).  

Serviço: apresentações musicais do II Festival CirandaMundo 

- Dia 02/07: concerto de música contemporânea no Teatro do Sesc Arsenal (20h00, entrada gratuita) 
- Dia 03/07: concerto dos professores do festival no Teatro do Sesc Arsenal (20h00, entrada gratuita)
- Dia 04/07: apresentação da orquestra pedagógica Primeira Ciranda e do grupo de percussão do festival, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros (20h00, entrada social: um brinquedo novo ou bem conservado)
- Dia 05/07: concerto de encerramento do festival, com a Orquestra CirandaMundo, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros (20h00, entrada social: um brinquedo novo ou bem conservado)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet