O cineasta francês Pierre Meynadier lançou o longa “ A Lenda do Akam”, nesta segunda-feira (15), no cinema do shopping Estação, em Cuiabá. No filme, que foi produzido com imagens do Pantanal mato-grossense, a história gira em torno de Akam, um jacaré dominador que forma uma família com 38 filhotes após se aventurar pela planície alagada.
Leia também
Cuiabana vende frutas e verduras há duas décadas em barraca na frente de casa no Jardim Cuiabá
Conhecido por viajar o mundo para contar histórias humanitárias e sobre meio ambiente, Pierre é documentarista há mais de 30 anos. Para contar a história de Akam, o cineasta pede entre nas salas de cinema “com o coração de criança”. No estilo de produção aplicado em A Lenda do Akam, os animais são humanizados e foram dublados em portugês por Inteligência Artificial.
“Escrevi esse filme como sabem escrever os franceses, com a poesia, com todo o lirismo. É a primeira vez que um filme de animais é tratado desse jeito, quer dizer que não é um narrador que está contando a história, mas os próprios animais. Então, quando falo que vocês têm que abrir o coração de criança, é porque os animais falam como as ‘bonecas’, sem mexer a boca, mas o coração entende o que está falando. O filme foi feito assim”.
Cineasta premiado, Pierre é autor e diretor de dezenas de documentários gravados em Cuba, Tunísia, Albânia, Argentina, China e outros países. No Pantanal, região pela qual se diz apaixonado, o francês já soma duas décadas de atuação no audiovisual. Para ele, o cinema é um forte aliado para ajudar a difundir conhecimento sobre o Pantanal.
“O cinema é uma mídia fantástica para desenvolver dessa região no mundo, porque Mato Grosso já está participando de uma produção de um filme que está sendo feito pela equipe que fez A Marcha dos Pinguins, sobre as onças, que é o primeiro animal emblemático do Pantanal. O segundo é o jacaré, como Akam, penso que esses dois filmes dão uma imagem muito completa do pantanal: a parte ribeira, com as onças, e a parte do pantano, com Akam”.
Pierre se refere ao documentário "Duas Irmãs - A Marcha das Onças Pintadas", que promete ser o filme mais completo sobre o animal feito no Pantanal, que é dirigido pelo cineasta francês Emmanuel Priou, que é vencedor do Oscar com o documentário “Marcha dos Pinguins”.
O empresário André Turoni conta que Pierre se apaixonou pelo Pantanal e, juntos, eles atuaram em quatro temporadas de uma produção audiovisual. “Chamava ‘Zog e o Dilúvio’, dentro dessa linha do cinema francês de natureza, onde os animais têm voz e vida humana, são humanizados. Por exemplo, ‘A Marcha dos Pinguins’, que é o mais célebre sobre vida animalier no estilo francês, que é totalmente diferente do estilo americano”.
Assista o trailer:
TRAILER A LENDA DO AKAM from IMAGE IMAGES on Vimeo.