Longa de animação dirigido pelo trio Diego M. Doimo, Eduardo Perdido e Tiago Mal, "Teca e Tuti: uma noite na biblioteca",acaba de entrar em cartaz no Circuito Cineflix em seis cidades do Brasil: Botucatu (SP), Cotia (SP), Cuiabá (MT), Londrina (PR), Maringá (PR) e Pelotas (RS).
Leia também:
Novo filme do universo de Alien chega aos cinemas e nova temporada de Emily in Paris estreia na Netflix
A animação lançada pela SESSÃO VITRINE PETROBRAS já é um sucesso de público, e com apenas uma semana de estreia já havia sido assistido por mais de 7 mil espectadores, sendo estes em sua maioria crianças e professores da rede pública de ensino. Em uma narrativa que valoriza o poder transformador da educação e traz à tona quão significante a leitura pode ser para o desenvolvimento infantil, o filme encanta crianças e adultos com muita diversão e emoção.
Produzido no interior de São Paulo, o longa conta a história de Teca, uma traça que se apaixona pelo universo da leitura. Vinda de uma família de traças que devoram livros, a protagonista cresceu comendo livros também. Porém, ao aprender a ler, Teca muda a sua forma de pensar quando entende que além de alimentar seu corpo, os livros também contém histórias e servem para alimentar a alma. Com o seu fiel ácaro de estimação, Tuti, a dupla parte para uma grande aventura na biblioteca.
Confira o trailer:
O filme demorou mais de 10 anos para ser produzido, mistura diferentes técnicas de animação e live action. A maior parte foi feita em stop motion, técnica na qual tudo acontece através de sequências de fotografias, usando bonecos articulados em cenários construídos e montados dentro de um estúdio, como um verdadeiro set de filmagens em miniatura. O longa ainda conta com canções inéditas e originais de Hélio Ziskind, músico que já compôs temas de programas como "Cocoricó", "Castelo Rá-Tim-Bum", "Glub-Glub" e "X-Tudo" e direção de arte de Mateus Rios, ilustrador de livros infantis, como "Ela tem olhos de céu", de Socorro Acioli, e "Pedro Noite", de Caio Riter.
Sinopse
A pequena traça Teca vive com sua família e seu fiel ácaro de estimação Tuti numa caixa de costura. O que eles mais gostam é de comer papel, mas quando Teca aprende a ler, percebe que os livros não podem ser comidos, afinal eles guardam as histórias que ela adora. Decididos a resolver um grande mistério, Teca e Tuti partem para a biblioteca, em busca da história mais importante de suas vidas.