Com uma proposta cênica alternativa, o Teatro Repositório, idealizado pelo ator e diretor Maurício Ricardo de Moraes, foi selecionado para compor a programação do Festival de Teatro Luiz Carlos Ribeiro, realizado entre os dias 15 e 18 de agosto, no Cine Teatro de Cuiabá. A peça A peça “Desutilidade Poética” traz uma montagem que abandona o palco italiano e leva o espectador para perto da cena, transformando dados técnicos em elementos cênicos.
Leia mais
Cine Teatro recebe festival com espetáculos gratuitos durante quatro dias de programação
A montagem foi escolhida com nota máxima (10) entre 48 produções estaduais e 61 nacionais com a peça “Desutilidade Poética”, baseada na obra homônima do escritor Manoel de Barros, que foi apresentada na última edição do Festival de Artes Cênicas de Sorriso (Faces), em junho de 2024.
De acordo com Maurício, “o Festival tem por objetivo a valorização da cultura, das artes cênicas, e, especificamente, do teatro, contribuindo assim para o fortalecimento da criação e produção artística. Me sinto honrado pela oportunidade de representar Sorriso no evento e me sinto orgulhoso por mais essa conquista”.
Para o idealizador e membro da comissão organizadora do festival, Flávio Ferreira, “o evento é uma oportunidade para mostrar o que o está sendo feito com o teatro brasileiro no estado”.
Os candidatos foram selecionados mediante edital de chamamento público n° 03/2024, divulgado pela Associação Cultural Cena Onze, por meio do qual foram selecionados dez espetáculos teatrais de artistas do estado de Mato Grosso e dois de proponentes sediados fora do estado. Cada peça irá receber R$ 8 mil de ajuda de custo totalizando R$ 96 mil para as doze apresentações.
O Ator e Diretor
Maurício Ricardo é ator e diretor profissional desde 1999. Começou sua carreira no Pessoal do Anima, núcleo de teatro Cefet MT, onde permaneceu por cinco anos. Em seguida, ingressou no Teatro Mosaico e viajou por vários festivais do país. Em 2006 fundou a Cia. Porrada de Teatro, com produções relevantes para o teatro de Mato Grosso. Integrou a Solta Cia de Teatro com o espetáculo No Quintal, o Mundo e Tudo é Preto! Mantém em seu repertório os seguintes espetáculos: A Trama, A Pastora de Nuvens da obra de Cecília Meireles, o infantil Forró de Histórias, Ninho de Histórias, Desutilidade Poética, Pas-de-deux entre outros.
Desutilidade Poética
A peça foi baseada na obra homônima do escritor Manoel de Barros. O cenário é composto por coisas velhas, pelo inútil e pela ruína. São latas, trapos, ciscos, lixo e sucata, um lugar abandonado onde acontece uma espécie de adoração e valorização por esses objetos.
Em cena, um grandioso ninho serve para abrigar a poesia do poeta e uma espécie de cozinha onde o ator prepara uma maria-izabel e farofa de banana, comidas típicas da região, e que poderão ser saboreadas pelo público ao final do espetáculo. O ator e diretor Maurício Ricardo brinca com os estilos de representação e diz que “o espetáculo é feito com muito conteúdo e a forma o torna ágil, alegre e envolvente”. No palco, interpreta 18 poemas do escritor e canta 15 canções folclóricas pesquisadas nas regiões de Recife (PE), João Pessoa (PB) e Cuiabá (MT).
Serviço
“Desutilidade Poética” - Festival Luiz Carlos Ribeiro
Quando: dia 17 de agosto (sábado)
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Horas: 15h30
Entrada: gratuita