Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Literatura

pequenas histórias

No século 13 açúcar era chamado de 'sal doce' segundo livro infantil voltado à agricultura

Foto: Reprodução

No século 13 açúcar era chamado de 'sal doce' segundo livro infantil voltado à agricultura
A jornalista Ruth Bellinghini, especialista na área de Ciências e Saúde, lançou em parceria com a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), o livro infantil "Pequenas Histórias de Plantar e Colher", que conta com distribuição gratuita ou por download em http://andefedu.com.br/publicacoes/livros. Direcionado ao público infantil e a professores, as ilustrações ficaram por conta de Alex Argozino.

De acordo com a autora "a obra mistura História, Geografia, Biologia e Química, sempre com textos curtos, linguagem simples e ilustrações atraentes. Pesquisei muito e confesso que foi difícil selecionar o que iria para o livro”, conta.

Bellinghini diz que achou na internet uma carta de um cruzado do século 13 descrevendo o ‘sal doce’ – nome dado ao açúcar na época. “Toda a equipe teve uma preocupação muito grande de que o livro fosse bem didático e com uma linha do tempo desde a pré-história até os dias atuais”, explicou José Annes, gerente de Educação da Andef.

O projeto nasceu de uma conversar entre amigos ligados à área agrícola. “Buscamos especialistas que se interessassem em pesquisar, estudar e viver essa experiência e foi aí que conhecemos a Ruth e o Alex Argozino [ilustrador], grandes profissionais que tornaram esta obra possível e ao alcance de muitas pessoas que querem conhecer nosso maior bem, a agricultura. Além de atingir quem serão os nossos futuros profissionais de agro”, afirma.

Público alvo

O livro é destinado principalmente para crianças que estão cursando a crianças da 7ª à 9ª série, segundo infroma o site Sou Agro. A autora sugere que professores façam uso da obra em sala de aula, já que um guia acompanha a mesma. “A distância das crianças da realidade do campo está cada vez maior, e não podemos esquecer que nossa vocação ainda é agrícola”, diz a autora.

Currículo

A jornalista é especializada nas áreas de Ciências e Saúde. Foi bolsista do Marine Biological Lab, em Woods Hole, Massachusetts, onde estudou Embriologia, e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde fez Knight Fellow (2002-2003), que é uma bolsa para jornalistas de Ciência. Com a volta ao Brasil, foi convidada pela Monsanto para um projeto de tecnologia, onde ministrou palestras aos colaboradores e, em parceria com técnicos e pesquisadores da empresa, em escolas e faculdades, além de pessoas interessadas pelo tema.

Solicitação de livros pelo e-mail andef@andef.com.br

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet