Olhar Conceito

Quinta-feira, 03 de outubro de 2024

Notícias | Artes visuais

'Travessia'

Exposição com série de imagens do comportamento de pássaros no voo entra em cartaz em Cuiabá

Foto: Reprodução

Exposição com série de imagens do comportamento de pássaros no voo entra em cartaz em Cuiabá
A exposição "Travessia", da artista Emanuelle Calgaro, entra em cartaz nesta quinta-feira (12), às 19h30, na Galeria de Artes Lava Pés, na avenida José Monteiro de Figueiredo, em Cuiabá. Inspirada em aves do Brasil, a mostra é a primeira da série em que a artista apresenta imagens do comportamento de pássaros durante voo.


Leia também 
Borda 'corniccione', leveza e crocância: padeira de Cuiabá tem pizzas com levain feitas com farinha italiana

A galeria fica dentro da sede da secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Emanuelle explica que o trabalho é parte do projeto "Sentido" e será apresentado ao público pela primeira vez. Na primeira série de Sentido, chamada "Suspensão", os pássaros foram expostos, quase todos, em pouso. 

Já em Travessia, eles estão em voo. Ainda de acordo com a artista, a inspiração vem tanto da observação na natureza, quanto de imagens retratadas em fotos ou vídeos. “Procuro escolher os que são mais coloridos”, destaca. 

A coletânea exibe diversas espécies de aves, como beija-flor, udu-de-coroa-azul, andorinha, coruja, e outras. Para criação dos desenhos, a técnica usada pela artista é a de lápis aquarelável com giz pastel seco sobre papel de alta gramatura.

Com a série Suspensão, as obras de Emanuelle Calgaro foram expostas na Alemanha, Itália, Portugal, Estados Unidos e outros países. A coleção assegurou à artista o Prêmio Arte Anima Latina 2024 como favorita do público. O prêmio integra a Mostra de Arte Latino-Americana, que foi realizada neste ano, em Perugia, na Itália.

Durante o lançamento da série Travessia, nesta quinta (12), às 19h30, os convidados poderão adquirir outras obras da artista a preços mais acessíveis. 

Travessia conta com curadoria de Aline Figueiredo, e projeto expográfico de Douglas Peron e Bruno Custódio. A exposição fica aberta para visitação gratuita até 25 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 18h.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet