Olhar Conceito

Sexta-feira, 06 de dezembro de 2024

Notícias | Artes Cênicas

28 selecionados

Residência artística proporcionou mergulho no processo criativo de espetáculos durante o Festival Velha Joana

Foto: Reprodução

Residência artística proporcionou mergulho no processo criativo de espetáculos durante o Festival Velha Joana
Além dos dez dias de programação intensa, o Festival Velha Joana também realiza oficina de libras e residência artística com o grupo Teatro Faces durante os dias do evento, que aconteceu entre 8 e 17 de novembro, em Primavera do Leste. Os participantes da residência Faces em Flores se inscreveram através de formulário virtual, onde foram convidados a enviar uma carta de intenção. A organização recebeu mais de 50 inscrições de todo o Brasil. 


Leia também 
Depois de conhecer o Manso e Chapada, família alemã viaja o mundo em caminhão motorhome pintado por cuiabano

Foram selecionadas 28 pessoas, que terão acesso aos processos criativos de três espetáculos do Teatro Faces: “Ensaio sobre a Verdade”, “A fábrica de brincadeiras”, “Sinhadores” e Azul da cor do céu do Grupo Faces Jovem, que estão em cartaz no Festival Velha Joana. Além de assistir às apresentações, os residentes vão participar de uma oficina de desmontagem. 

“Os quatro espetáculos do Teatro Faces falam de uma dramaturgia construída por Wanderson Lana, sobre a perda, a morte e a decepção, uma das características dos trabalhos do Teatro Faces. Além de assistir esses espetáculos, os residentes terão acesso a uma oficina de desmontagem para conhecer sobre o processo criativo de cada espetáculo, além de acompanhar toda a programação do festival durante os dias que estarão por aqui, até 17 de novembro”, explica Thalia Quintania, responsável pela oficina de libras. 

A residência artística com o Teatro Faces durante o Festival Velha Joana foi possibilitada pelo edital Funarte Retomada, em que o grupo foi selecionado com o projeto Faces em Flores. A primeira residência foi realizada no começo deste ano. Entre os espetáculos, uma mesa redonda com a presença de Aline Vila Real, representando a Funarte, aconteceu durante o Festival Velha Joana. 

“Tivemos a 'Dramaturgia Mestiça', selecionamos 20 pessoas que ficaram imersas com a gente em uma chácara experimentando investigações teatrais durante três dias. Agora, dentro do Velha Joana essas pessoas vão ter acesso aos processo do Teatro Faces”. 

A atriz ressalta que a organização do festival recebeu “cartas lindíssimas” de todo o Brasil, em que os interessados explicaram os motivos do interesse na residência com o grupo Teatro Faces. 

“O Velho Joana é um espaço onde além das pessoas poderem acompanhar os espetáculos artísticos, também conseguem acompanhar como organizamos para que essas apresentações aconteçam de maneira democrática, que produzam discussões, trocas e partilhas. A residência acontecer nesse momento é primordial, é uma segunda etapa. Na primeira, realizamos oficinas de compartilhamento do nosso modo de fazer, agora pessoas de todo o Brasil vieram acompanhar nossas apresentações e desmontagens dos trabalhos de repertório do Teatro Faces”, afirmou o coordenador do festival, Wanderson Lana. 

Programação do Festival Velha Joana 

A programação do Festival Velha Joana terminou neste domingo (17), oferecendo dez dias de muito teatro, com espetáculos, performances e rodas de conversa em diversos espaços de Primavera do Leste. O festival recebeu mais de 730 inscrições de todo o Brasil, das quais 54 foram selecionadas para compor a grade de apresentações. 

Os espetáculos foram divididos em três categorias: Mostra Oficial, Mostra em Pauta e Mostra Panorama. Na Mostra em Pauta, as peças selecionadas propõem um debate entre o público e o elenco, mediado pelos debatedores do festival. Nesta modalidade, são custeados a alimentação, hospedagem e transporte interno dos grupos selecionados, além do cachê. 

Já na Mostra Panorama, destinada a performers, atores, dançarinos, grupos, companhias e estudantes de teatro de Primavera do Leste. A programação também incluiu espetáculos de Cuiabá (MT), Barra do Garças (MT), Campo Novo do Parecis (MT), Fortaleza (CE), Mossoró (RN), Curitiba (PR), Manaus (AM), Brasília (DF), Recife (PE), São Paulo (SP), Criciúma (SC) e Porto Alegre (RS).

O Festival Velha Joana é uma realização da Associação Cultural Teatro Faces, Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, através da Secult — Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da SECEL — Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. O festival conta com o apoio do Ponto Faces de Cultura e da Cooperativa Sicoob. É produzido pelos Grupos: Teatro Faces, Faces Jovem e Primitivos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet