Cuiabá recebe Iniciativa cultural que distribui minibibliotecas de literatura infantil e infanto-juvenil nos bairros e oferece oficinas para formação de mediadores do hábito da leitura e espetáculos de contação de histórias. Escolas e associações culturais localizadas em cinco bairros de Cuiabá estão recebendo as ações do Projeto Carrossel da leitura, uma iniciativa voltada para inclusão literária de crianças e estudantes.
Leia também
Cuiabá tem ‘No Pelo 360º’ com Hugo e Guilherme, ‘Tributo ao Rei do Pop’ com Rodrigo Teaser e Seu Pereira
O projeto consiste na instalação de cinco pontos de leitura (minibibliotecas) com doação de um acervo de cem obras de literatura infantil e infanto-juvenil para cada ponto de leitura. Os acervos são acompanhados de expositores de madeira que possibilitam uma melhor visualização das obras. Os livros foram selecionados visando contemplar títulos emblemáticos da literatura infantil e infanto-juvenil internacional e nacional, incluindo autores que produzem literatura infantil em Mato Grosso, como Cristina Campo e Divanize Carboniere.
O acervo do Projeto Carrossel da Leitura contempla clássicos da literatura infantil como O menino Maluquinho, do escritor e desenhista Ziraldo, A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga, Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, Menina Bonita do Laço de Fitas, de Ana Maria Machado, Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, além de livros mais atuais e premiados de diversos autores e autoras, incluindo autores indígenas e negros como Daniel Munduruku e Rodrigo França que, respectivamente, escreveram Um sonho que não parecia sonho e O Pequeno Principe Negro.
Ao todo, incluindo a biblioteca itinerante do projeto, serão doados 650 exemplares de literatura infantil, livros que ficarão à disposição de estudantes e crianças das comunidades contempladas.
Além do acervo literário, o projeto está realizando dez oficinas, sendo cinco delas “A arte de ler e contar histórias” com o escritor, ator, músico e oficineiro de renome nacional João do Couto, e cinco oficinas de “Iniciação à Literatura Infantil” com o escritor, mestre e doutorando em Linguagens e Literatura Paulo Wagner.
As oficinas têm como objetivo formar educadores e agentes comunitários como mediadores e incentivadores da leitura infantil e infanto-juvenil nos bairros de Cuiabá. Para Juliane Couto, uma das coordenadoras do projeto, “saber ler não é suficiente para adquirir autonomia e intimidade com o mundo letrado e a chamada cultura escrita, para se chegar a estes e utilizar a linguagem em diferentes situações sociais, é necessário apropriar-se do hábito de leitura por meio da mediação lúdica e dirigida e do acesso ao de livro literário infantil.
Durante a entrega dos acervos de livros, as comunidades e crianças contempladas pelo Projeto Carrossel da Leitura vivenciarão momentos inesquecíveis de contato lúdico com o universo da literatura infantil por meio do teatro, da contação de histórias, brincadeiras e da visita da biblioteca itinerante.
O espetáculo de contação de histórias será realizado pelo grupo Malacriada, trupe que tem encantado e divertido crianças de todo o Brasil com suas apresentações. Na ocasião também será disponibilizado um varal de livros infantis para que as crianças e estudantes tenham um primeiro contato com as obras doadas e o acervo da biblioteca itinerante que acompanha o projeto.
O Projeto Carrossel da Leitura conta com recursos provenientes de uma indicação de emenda parlamentar do deputado estadual Lúdio Cabral, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso-SECEL-MT. A iniciativa de inclusão literária infantil está sendo executado pela Associação Ciranda de Barra do Garças, entidade com experiência e um currículo amplo em ações culturais voltadas para crianças, jovens e educadores.