Nos últimos 40 anos, José Aparecido, de 63, plantou mais de 1 milhão de mudas nas nascentes do rios do Pantanal, em Cáceres (MT), e teve sua história contada no Domingão com Huck, nesse domingo (24). Além disso, José Aparecido também viajou para Tuvalu, país na Polinésia, que pode ser o primeiro do mundo a desaparecer por conta das consequências do aquecimento global, que causou o aumento do nível do mar.
Leia também
Filme gravado em MT retrata desafios da escala 6x1 e tem ator de novelas em papel principal
José Aparecido ficou conhecido como o maior restaurador e se dedica a fazer a conscientização ambiental das crianças da região para reverter a situação climática no país. Depois de completar 50 anos, ele decidiu se formar em Biologia e fazer mestrado na área.
Ao lado do mato-grossense, Luciano Huck ressalta: "A chance de, nos próximos 30 anos, as águas do Oceano Pacífico terem coberto o país inteiro são enormes se nada mudar. Tuvalu pode sumir do mapa. Viemos para cá para espalhar boas sementes, se dependesse do que José Aparecido fez nós últimos 40 anos, era bem capaz que Tuvalu não estivesse enfrentando as consequências da crise climática".
Para preservar a identidade do país, o atual governo de Tuvalu propõe tornar-se uma nação digital. O patrimônio cultural de Tuvalu está sendo armazenado na web, para que permaneça acessível mesmo caso as versões físicas sejam engolidas pelo oceano