Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

faculdade de enfermagem

Ciclo de Estudos vai debater integralidade orgânica do homem aliando ciência e espírito

Ciclo de Estudos vai debater integralidade orgânica do homem aliando ciência e espírito
Desde 1998 a Organização Mundial de Saúde (OMS) passou a reconhecer que a “saúde é um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social, e não meramente a ausência de doença ou enfermidade”. A inserção da palavra ‘espiritual’ na definição tem mudado de lá para cá o estudo nas universidades de todo o mundo e que se viram ‘obrigadas’ a fazer uma aproximação entre a espiritualidade e a ciência.

Em conformidade com esse preceito, a Faculdade de Enfermagem da Universidade de Cuiabá – UNIC realiza nesta quinta-feira (3), o 1° Ciclo de Estudos em Assistência à Saúde e Espiritualidade, coordenada pela professora Silvana Benevides. Os palestrantes serão os doutores, Jorge Fares de São Paulo e Gilberto Silva do Rio de Janeiro.

Em busca de cura, centenas de pessoas participam de cirurgia espiritual em Cuiabá Veja fotos

O evento está marcado para às 13h30, no auditório do estacionamento da UNIC, com entrada gratuita, com a participação dos acadêmicos, profissionais da área e comunidade em geral.

Segundo a professora Silvana Benevides, o objetivo do evento é proporcionar a abordagem teórica sobre assistência à saúde na integralidade do homem na dualidade espírito e matéria orgânica, isto é, envolvendo o homem a conhecer os preceitos da espiritualidade (biopsicoespiritual).

“Acredita-se que o ser humano é dividido em duas partes, o material e o espiritual, naturalmente definido como ‘corpo e espírito’. Se o corpo, com o passar do tempo, se deteriora, o espiritual se aprimora levando a uma visão onde os valores humanos estão acima do materialismo”, destaca a professora.

Silvana afirma que esses temas têm que ser trabalhados na sociedade, para orientar e auxiliar no processo de cuidar das pessoas, pois assim, irá contribuir para a melhoria da assistência ao individuo/família/comunidade em sua abordagem holística.

“Crer é essencial, e a religiosidade se faz presente nos momentos difíceis na vida do ser humano, portanto esta é uma forma bastante acentuada, merecendo atenção, valorização e incentivo. Sendo respeitada e até mesmo despertada para que seja utilizada de modo a proporcionar qualidade de vida e recuperação frente às adversidades”, finalizou Silvana.

No decorrer da história, quando tudo indicava que a espiritualidade ficaria cada vez mais distanciada da ciência, que a própria ciência, – a física quântica, na visão de Fritjot Kapra ao tratar de saúde –, sentiu-se obrigada a fazer referência à espiritualidade.

O fato é que a abordagem do tema saúde não causa estranheza porque é uma atitude que implica responsabilizar os governos pela sua vigilância e manutenção. Entretanto, a espiritualidade ainda causa perplexidade e polêmica. E a controvérsia é maior quando os dois conceitos são associados.

Este evento conta com o apoio dos acadêmicos do 9° semestre do curso de Enfermagem, da Livraria Janina e Secretaria Municipal de Saúde - SMS.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet