Olhar Conceito

Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Notícias | Gastronomia

novidade gastronômica

Amigos de infância abrem bar que vira balada com cerveja artesanal e cardápio assinado por chef em Cuiabá

Foto: Reprodução

Amigos de infância abrem bar que vira balada com cerveja artesanal e cardápio assinado por chef em Cuiabá
Amigos de infância desde que nasceram, Yan Georgio Cazeiro Fava e Gabriel Alves, de 26 e 28 anos, cresceram juntos em uma das ruas do bairro Recanto dos Pássaros, em Cuiabá, que mais tarde foi eternizada em uma tatuagem. Há alguns anos, os amigos começaram a pensar em empreender juntos e, agora, abrem às portas do Maru Pub, no bairro Cidade Alta, em Cuiabá, onde funcionava a Cervejaria Heresia. 


Leia também 
MST faz ‘banquetaço’ e distribui produtos da agricultura familiar de graça em Cuiabá: ‘saudável e sem veneno’

O cardápio do Maru Pub é assinado pela chef Poliana dos Santos e inclui opções vegetarianas, como o “Quiabim Fritim” e o “Milho Parm”. Além das opções que não levam carne, Poliana também preparou croquete de rabada, que é servido com vinagrete de abacaxi, e croquete de berinjela com linguiça e recheio de mussarela, que é servido com maionese de alho com páprica defumada. 

“O ‘Quiabim Fritim’ é um quiabo literalmente frito, empanado, uma delícia! ele é servido com molho tarô e limão frito na chapa. Já o ‘Milho Parm’ é um milho cozido, depois assado na chapa com manteiga de ervas, servido com parmesão ralado e páprica, finalizado com uma farofinha de panko com raspas de limão”, explica Poliana sobre os pratos vegetarianos criados por ela. 

O Milho Parm, inclusive, nasceu de uma inspiração em bares e restaurantes de São Paulo (SP), que costumam preparar o prato, mas ganhou o toque especial da chef durante o processo de construção do cardápio do Maru Pub. 

Poliana se uniu aos amigos de infância que pretendem harmonizar os pratos com as cervejas artesanais, chopp e drinks que serão servidos no estabelecimento. É a primeira vez que a chef assina um cardápio, algo que já era um desejo profissional. 


Yan e Gabriel são amigos desde a infância e taturam o nome da rua em que cresceram em Cuiabá. (Foto: Reprodução) 

“Sempre tive essa vontade, mas ainda não tinha surgido oportunidade. Fiz o cardápio do meu futuro gastrobar, que será o Croqueta, ainda sem data para inauguração, e agora do Maru, que já colocamos em prática e está dando muito certo. Estou muito feliz e pretendo assinar mais pratos aqui na cidade”, comemora Poliana. 

Os ingredientes usados nos pratos, além de terem sido pensados para combinar com as cervejas e drinks, se propõem a oferecer uma explosão de sabores na boca. “Por exemplo a croquete de rabada, não é uma croquete gordurosa mas a rabada em si é uma carne com muita quantidade de gordura. Tiro o excesso dessa gordura e mesmo assim sirvo um vinagrete de abacaxi que é para ajudar nessa absorção, tipo a laranja na feijoada”. 

Yan explica que, inicialmente, eles vão terminar de vender os estoques da Cervejaria Heresia, mas a ideia é ter uma carta de cervejas artesanais. “Um pouco de cada uma das melhores que acreditamos aqui em Mato Grosso”. 

A proposta é que o bar funcione como os pubs da Europa, em que o cliente pode chegar e pedir uma caneca de chopp para beber no balcão enquanto assiste um jogo ou ouve os músicos que serão convidados para tocar no bar, adianta Yan, que promete muito rock, blues e jazz. 

Além disso, os amigos ressaltam que o espaço foi pensado para receber todos os públicos. Cuidado que também passou pelo cardápio ao pensarem opções vegetarianas para serem servidas no bar. 

“Depois de determinado horário teremos uma balada, nossa iluminação muda 100%, quando as pessoas estão comendo é uma luz clara, que dá para enxergar, conversar e tudo mais. Mas teremos um DJ, tiramos essas luzes e colocamos uma iluminação só de pub mesmo, que transforma o ambiente”. 

Iluminação do bar se transforma completamente para um momento balada. (Foto: Reprodução) 

Amizade de infância  

Yan e Gabriel cresceram na Rua 9, no bairro Recanto dos Pássaros, em Cuiabá, onde, no passado, já pensaram em criar um bar juntos, algo que acabou não indo para frente. A ideia de abrir um estabelecimento também é algo que vem de família, já que o pai de Yan é dono do Trigória, no bairro Jardim das Américas, conhecido pelas rodas de samba. 

Maru é a junção das primeiras sílabas dos nomes dos pais de Yan e Gabriel, que se chamam Mário e Rubens, respectivamente. A logo do bar também é carregada de memória afetiva e significado para os amigos. 

“Em cima da logo, tem o número 265, que é o número da casa onde nasci, do lado tem uma bola, que representa o muro que dividia as casas, tem também o número 255, da casa em que o Gabriel nasceu". 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet