As cervejas artesanais produzidas em Cuiabá são as estrelas da Rota da Cerveja Artesanal, com percurso que passa pelas principais cervejarias cuiabanas que estão espalhadas por diversos pontos da cidade: Louvada, LaCerva, Xaraés, Meridia, Vandogh, Rocket, BR3, Haus Bier e Cuiaverá. Os participantes recebem um passaporte que será carimbado em cada um dos pontos. Alguns dos estabelecimentos também pensaram em pratos para harmonizar com as bebidas.
Leia também
Amigos de infância abrem bar que vira balada com cerveja artesanal e cardápio assinado por chef em Cuiabá
A Rota da Cerveja Artesanal foi criada e implantada pelo Sebrae-MT em Cuiabá, com ajuda das consultoras Rejane Pasquali, de Cuiabá, e Patricia Garcia, que é de Goiânia (GO), onde outros percursos gastrônomicos do Sebrae já estão em funcionamento. As experiências são diferentes em cada uma das cervejarias, a BR3, por exemplo, oferece diferentes estilos como pilsen, american lager e belgian blond na Pizzaria Cuiabana e Boliche, que fica na avenida Beira Rio, em Cuiabá, onde elas podem ser harmonizadas com pizzas.
A BR3 também tem dois rótulos como destaque: a “Cosmel”, marcada pelo sabor característico de limão e sal, e a “Diferentona”, uma pilsner com aromas cítricos de frutas tropicais. Como muitos cervejeiros, a produção artesanal começou como hobby há seis anos para Tânia Figueira, umas proprietárias da BR3.
“Meu marido começou. Eu gosto muito de cerveja, eu tomava mais bebida destilada, mas quando ele viu esse mundo da cerveja artesanal, ele também ficou apaixonado. As pessoas começaram a gostar, pedir para vendermos. Criamos um grupo de pessoas interessadas e hoje eles são donos da cervejaria BR3. O nome inclusive surgiu desse grupo de pessoas, porque era uma cerveja sem filtar, era bem rústica mesmo. O 'B' é de 'breja', porque lá todo mundo chama de breja, ninguém fala cerveja, 'R' de rústica e '3' para representar a água, o lúpulo e o malte, que são os três principais elementos da cerveja”.
A cervejaria que começou como hobby ganhou uma fábrica e faz sucesso em eventos com a venda de barris dos oitos rótulos produzidos. Atualmente, a BR3 está começando a produção de growlers (garrafas de 1 litro).
“Temos oito rótulos hoje em dia. Acho que a principal característica da nossa cervejaria é que respeitamos muito o consumidor, então tudo que é usado, é de extrema qualidade. Considero o resultado final excelente, gosto de beber cerveja, então experimento a de todos, a nossa não perde para ninguém. Aqui na Pizzaria Cuiabana é onde tem a venda a granel”.
Sabores diferenciados
Assim como a Cosmel da BR3, a Rota da Cerveja Artesanal possibilita que os participantes conheçam novos sabores e estilos de cerveja. É o caso da Rocket Cervejaria, localizada na Rodovia Emanuel Pinheiro, em Cuiabá, que tem produções diferenciadas e que oferecem uma explosão de sabores durante a degustação no balcão.
A “Cocolumbia”, com notas de coco queimado, e a cerveja de cereja com pimenta, podem ser experimentadas no balcão enquanto o cervejeiro responsável explica cada uma das particularidades da produção. Outro destaque é a “Clitoriana”, que é feita com a flor Clitória Ternatea, que deixa a cerveja com tons de roxo brilhante e é uma bebida perfeita para os dias ensolarados de Cuiabá, já que é leve e refrescante.
Durante a Rota da Cerveja Artesanal, os participantes também poderão degustar a “Vaca Bêbada” e a “Browçoca” da Cervejaria Meridia, na avenida das Torres, em Cuiabá. As opções gastronômicas pensadas para harmonizar com as cervejas são outro ponto alto do percurso pensado pelo Sebrae.
Na cervejaria Cuiaverá, uma tábua de petiscos como dadinho de tapioca, croquete e mini hambúrguer é harmonizada com os rótulos de cerveja artesanal do local. Já a Haus Bier pensou em delícias regionais como acompanhamento do chopp pilsen. “Coscorão” e bolinho de frango com pequi estão entre os pratos servidos.
O gerente da agência Sebrae-MT em Cuiabá, Charles Padilha, destaca a atuação aos pequenos e médios negócios por meio de ações que valorizam os empreendimentos locais.
“Eu agradeço a confiança que os empresários tiveram em nós. Tudo isso se iniciou de um sonho. Nasce um propósito, cria-se um produto e depois se colhem os frutos, como a geração de emprego e renda. O empresário tem um grande poder de mudar essa realidade e é nisso que acreditamos”, pontua.
“É uma realização pessoal e profissional. Nós já estávamos realizando pequenas ações pontuais para este mercado para entende-lo. Mas, só neste ano, conseguimos acessá-lo e compreende-lo mais a fundo. É um mercado que só cresce aqui na cidade e, agora, nós conseguimos fazer esta entrega aos empresários e isso só tende a crescer”, conta a analista técnica do Sebrae-MT, Beatriz Jardim, que afirma que o objetivo é expandir a rota e incluir novas empresas no futuro.
A Rota da Cerveja Artesanal conta com um perfil na rede social Instagram, acesse pelo
link.