Ano Novo, listas de desejos, novos hábitos... Você já pensou em incluir a leitura entre suas metas de 2025? Eu tenho certeza que ela cabe ali, bem ao lado de fazer mais atividade física, ter uma alimentação mais equilibrada, dar um passo a mais na carreira e fazer uma viagem inesquecível.
Receio que ler pilhas de livros não está nas metas da maior parte das pessoas, pois a leitura, infelizmente, ainda figura como um aparente privilégio de poucas rotinas: o brasileiro lê em média 2 livros inteiros por ano, segundo pesquisa do Instituto Pró-Livro, incluindo livros didáticos (ou seja, pode ser que alguns desses únicos 2 livros do ano sejam da faculdade, da pós, do curso...).
Quero fazer um convite a você que se conectou com o assunto até aqui: coloque 3 livros na sua lista de desejos de 2025. Comece argumentando consigo mesmo que ler não é uma atividade para intelectuais – é um movimento das forças do pensamento e do coração que pode ser feito por qualquer pessoa que saiba ler.
Depois, quando seu cérebro humano, que adora poupar energia, te disser que você não tem tempo, argumente com ele que todo novo hábito é difícil mesmo, pode parecer não haver espaço, mas que para exercitar a mente, o autocuidado e se desenvolver, você consegue sim ter 10 a 15 minutos por dia de leitura. Comece lendo antes de dormir. Se você ficar somente com esses minutinhos diários, você chegará ao final do ano com algo entre 15 livros lidos (dependendo do tamanho da obra e da velocidade de leitura).
Mas aí você pode pensar que já tentou ler algumas vezes e não conseguiu. Sentiu sono. Achou chato. Tenho certeza que você escolheu um livro ou tema que não lhe interessa. Não importa que seja o grande clássico, ou o livro premiado – ele precisa ser interessante para você e isso basta.
Se você adora assistir ao noticiário policial, leia Agatha Chritie, leia o brasileiro Raphael Montes. Se gosta de histórias inspiradoras com drama e superação, aposte numa biografia. Se gosta de sair do cotidiano, procure uma ficção cujo cenário lhe desperte. Existem livros sobre todo tipo de assunto e eu tenho certeza que você vai encontrar algo que lhe faça esquecer que já se passaram 10 minutinhos.
Eu ainda tenho aqui uma lista de motivos para que você queira ler – desde o estímulo da criatividade à redução do estresse. É a alimentação mais equilibrada para sua mente. É a atividade física para seu cérebro e suas habilidades sociais. É a viagem para onde você quiser, sem sair de casa. É mais um monte de coisas, mas eu vou deixar para o próximo artigo.
A leitura é mais do que um hábito – é um passaporte para novos mundos, uma ferramenta de autocuidado e uma forma de se reinventar. Pense em 3 temas que despertam sua curiosidade, procure um livro sobre cada um deles e dê o primeiro passo. A expressão “virada de página” faz mais sentido do que você imagina!
Thalita Araújo é jornalista, empreendedora, mediadora de clube do livro Antes de Dormir e entusiasta do hábito da leitura.