Olhar Conceito

Terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Notícias | Comportamento

‘vida na praça’

Moradores se unem em projeto para apadrinhar árvores e arborizar praça de Cuiabá: 'plantamos mais de 80 mudas'

Foto: Reprodução

Moradores se unem em projeto para apadrinhar árvores e arborizar praça de Cuiabá: 'plantamos mais de 80 mudas'
Em setembro do ano passado, por conta da seca severa e das altas temperaturas registradas em Cuiabá, um grupo de sete moradores do entorno da Praça Garden Bosque da Saúde, decidiu criar um projeto de arborização e manutenção das plantas que já estavam no local, mas estavam morrendo. Desde então, mais de 80 mudas já foram plantadas, incluindo árvores frutíferas como mangueira e cajueiro. 


Leia também 
Casal que viaja de bicicleta e pretende chegar aos EUA pedalando registra passagem por MT: 'muita plantação'


Gracinete Sampaio, de 52 anos, é uma das administradoras do projeto “Vida na Praça”, em que os moradores podem adotar uma árvore para regar e cuidar. Assim que é apadrinhada, a planta recebe uma plaquinha com nome e foto do responsável pela manutenção. 

Além dela, Sidinei, Karlla, Eloisa, Hélio, Lana e Daniela também são administradores do Vida na Praça. “O objetivo é incentivar os moradores a apadrinharem uma ou mais plantas da praça. Os padrinhos e madrinhas se comprometem a regar e cuidar das plantas que adotarem, e para oficializar a adoção, cada planta recebe uma plaquinha com o nome do responsável”, explica Gracinete. 

A administradora explica que em setembro do ano passado, muitas plantas da praça estavam morrendo. O grupo se juntou para plantar novas mudas. Gracinete conta que o projeto recebeu ajuda do Horto Florestal para aquisição das mudas e orientação sobre o plantio. 



“Temos em nosso grupo um profissional paisagista, que pesquisa todas as plantas que podem ser plantadas em praças públicas”, destaca.

A Praça Garden Bosque da Saúde foi entregue pela Prefeitura de Cuiabá em 2020 e arborizada, lembra Gracinete. O local se tornou um dos pontos de lazer dos moradores da região. 

“Ela é 100% aproveitada pelos moradores para exercícios físicos, caminhadas, vendas de produtos, passeio com crianças e pets, é a única área de lazer local”. 

Pé de acerola, seriguela, abacate, amora e tâmara estão entre as árvores frutíferas que já foram plantadas pelos moradores. O projeto também tem um grupo de jovens e adolescentes que cuidam das plantas. 

No total, já são mais de 35 madrinhas e padrinhos de plantas. Aos sábados, o grupo se reúne para fazer a limpeza da praça. Há duas semanas, por exemplo, eles se uniram para roçar o terreno. “Os moradores ajudam doando dinheiro, alugamos uma roçadeira e fizemos a limpeza”, conta Gracinete ao lembrar que, agora, o mato já está alto e a praça precisa de uma nova roçagem. 

O próximo mutirão de limpeza vai acontecer neste sábado (11). A administradora do Vida na Praça ressalta também que o grupo está em busca de apoio do Poder Público para manutenção do espaço. 

“A praça está sem iluminação, 50% dos postes caíram por falta de manutenção e desgaste com ferrugem. Estamos buscando apoio para colocarem iluminação na praça, foi prometido por alguns políticos, porém sem sucesso”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet