A atriz Fernanda Torres é o assunto da semana por sua merecidíssima premiação no Golden Globes, que exalta a todo o mundo sua talentosa atuação no filme Ainda Estou Aqui. Em uma entrevista logo após o prêmio, Fernanda disse: “tudo isso veio a partir de um livro”, agradecendo ao autor da obra, Marcelo Rubens Paiva.
Marcelo é jornalista, escritor e filho de Eunice Paiva – a quem Fernanda interpreta no filme. Ele publicou o livro nove anos antes do lançamento do longa-metragem de Walter Salles, resgatando memórias de família e pedaços da história brasileira que não podemos esquecer.
Para além do enredo e das atuações, o ponto neste artigo é a fala de Fernanda sobre o livro estar na origem de tudo. Viu o filme? Gostou? Então considere também ler Ainda Estou Aqui. Mesmo que a trama já seja sua conhecida, mergulhar nos detalhes da narrativa só tem a engrandecer sua percepção. Marcelo nos leva a navegar entre o que ele viu, o que soube, o que sentiu e nos faz exercitar nossa empatia de uma forma dolorida – mas importante.
E já fica aqui uma boa dica para quem quer exercitar o hábito da leitura, procurar por livros que deram origem a filmes que você tenha gostado. São mais numerosos do que você imagina.
O Auto da Compadecida - que acaba de estrear sua continuação nos cinemas - foi adaptado da obra de mesmo nome de Ariano Suassuna. Cidade de Deus foi inspirado no livro de Paulo Lins. Dona Flor e seus dois maridos nasceu na escrita de Jorge Amado.
O Poderoso Chefão, um dos maiores clássicos do cinema, veio da história escrita por Mario Puzo. Forrest Gump foi inspirado no livro de Winston Groom. As Crônicas de Nárnia, Harry Potter e O Senhor dos Anéis, todos nasceram de livros. Diário de uma Paixão é um livro de Nicholas Sparks. O Silêncio dos Inocentes foi adaptado da obra de Thomas Harris. Morro dos Ventos Uivantes?! Também (e você precisa ver o que mais as irmãs Brontë escreveram...).
São inúmeros exemplos, tantas quantas as possibilidades de escolher um livro e se apaixonar por ele. Ah, assim como no cinema, um baldinho de pipoca vai bem para acompanhar sua leitura.
Thalita Araújo é jornalista, empreendedora, mediadora do Clube de Leitura Antes de Dormir, entusiasta do hábito da leitura (e gosta de ler o livro antes de ver o filme).