Olhar Conceito

Terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Notícias | Gastronomia

ponto do salgado

Famosa por salgados fritos na hora, cardápio de lanchonete de Cuiabá ganha 'coxinha na chapa'

Foto: Reprodução

Famosa por salgados fritos na hora, cardápio de lanchonete de Cuiabá ganha 'coxinha na chapa'
Depois de frita, a famosa coxinha do Ponto do Salgado, localizado na avenida Espigão, no bairro Tijucal, em Cuiabá, ganha uma nova forma de apresentação ao ser cortada do meio, coberta com catupiry e levada para a chapa. A "coxinha na chapa" é a nova criação do cardápio da lanchonete.  

Leia também 
Pirarucus, piau-três-pintas, piraras albinas e pacus: Aquário Municipal tem mais de 600 peixes dos três biomas de MT

A coxinha na chapa do Ponto do Salgado é inspirado no pão na chapa, um dos clássicos do café da manhã brasileiro. No lugar do catupiry, é comum passar requeijão antes de levar para a chapa, costume que ficou famoso nas padarias de São Paulo (SP). 

A lanchonete Ponto do Salgado, que hoje ocupa uma das esquinas do Tijucal, começou de forma humilde, com apenas uma barraca nas feiras livres do bairro. Com 13 anos, Rafael dos Santos, começou a produzir e vender salgados com a mãe, Maria Aparecida dos Santos, uma das vítimas da covid-19 em 2021. 

Rafael seguiu os passos da matriarca da família e abriu uma lanchonete com uma barraca simples de lona perto da avenida Espigão até ampliar o espaço. A virada de chave no pequeno negócio, conta, aconteceu quando passou a fritar os salgados na hora, algo que foi decisivo para que a barraca de lona se transformasse no Ponto do Salgado que os clientes conhecem nos dias atuais. A mãe de Rafael foi a responsável pelo conselho.

“Minha mãe fazia os salgados, deixou todo esse DNA que temos hoje, desde o salgado e essa ideia [do Ponto do Salgado] veio tudo dela. Ela faleceu de covid-19 em 2021, não chegou a ver, mas colocamos a ideia em ação quando ela estava internada, mas antes ela já dava essa ideia. Eu trabalhava com ela na produção e na feira”, lembra Rafael enquanto mostra o salão climatizado. 

No perfil da lanchonete no Instagram, o vídeo que mostra a transição entre a barraca de lona e a construção atual já foi assistido quase 1,5 milhão de vezes. Apesar de no feed da rede social o cenário mudar em poucos segundos, Rafael ressalta que são 18 anos trabalhando na produção e venda de salgados, além de viver os altos e baixos da vida de empreendedor. 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet