A Academia Mato-grossense de Letras (AML) inicia nesta quinta-feira (14), a primeira edição do projeto "Casa Aberta”. Conforme o próprio nome já diz, a Casa Barão de Melgaço estará de portas abertas nesta quinta-feira (13), a partir das 18h. O evento contará com um DJ, apresentações de break e competição de slam feminino, que vai premiar a vencedora com R$ 400. A entrada é gratuita.
Leia também
Conheça história de protetora que tenta encontrar lar para mais de 40 gatos resgatados em Cuiabá
Serão 12 edições do Casa Aberta, que vão acontecer sempre às segundas quintas-feiras de cada mês. O evento promete programação diversa, com diferentes manifestações culturais, envolvendo cultura popular e erudição.
Outra estratégia inclusa no projeto é a participação das artes de outros municípios mato-grossenses. Nesta primeira edição, Cáceres é a cidade em destaque. Haverá um "Papo Acadêmico" envolvendo três autores do município: Edson Flávio, Agnaldo Rodrigues e Olga Castrillon; sendo estes dois últimos, são da Academia.
O audiovisual está presente na programação, com a exibição do documentário “Natalino Ferreira Mendes - Mestre da Cultura”, de Olga Castrillon e Leo Sant’ana. Natalino, o literato biografado, vale o registro, foi da Academia.
As artes plásticas de Cáceres também vão marcar presença neste "Casa Aberta", com uma exposição de obras de cinco artistas nascidos ou radicados na cidade: Iram Almeida, Sálvio Jr., Adaiele Almeida, Elizabete Nascimento e Eduardo Martins
A programação será fechada com o binômio teatro/poesia, quando o microfone ficará aberto para leituras dramatizadas, encenações e declamações.
O projeto
O projeto Casa Aberta é idealizado pela Academia Mato-grossense de Letras de Mato Grosso com investimento do Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
O Casa Aberta é um projeto que chega dando a largada nas ações da AML neste ano, que envolvem, ainda, um trabalho de pesquisa e mapeamento no Centro Histórico de Cuiabá e iniciativas concomitantes com a população vulnerável e em situação de rua, que habita essa região da cidade, selando assim, um compromisso social.