Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Moda

Marc Jacobs dá adeus à Louis Vuitton após 16 anos

Após meses de rumores, o estilista americano Marc Jacobs deixou a direção criativa da maison de luxo Louis Vuitton, que ocupava há 16 anos, para dedicar-se à sua própria marca.
A notícia - divulgada na manhã desta quarta-feira pelo presidente do grupo de luxo LVMH Bernard Arnault à 'bíblia' da moda, o jornal americano Women's Wear Daily (WWD) -, coincidiu com o desfile de Jacobs para primavera-verão 2014 da Louis Vuitton no último dia da Semana de Moda de Paris.
'Jamais digo adeus', disse Jacobs no final do desfile, enquanto as modelos tiravam as roupas e os penteados adornados com imensas plumas pretas.
A cenografia sombria do desfile e a coleção toda em preto não deixaram dúvidas de que este era seu último desfile para Louis Vuitton, a marca mais lucrativa do número 1 do luxo mundial LVMH.
Em uma nota aos convidados, que aplaudiram de pé seu desfile, Jacobs agradeceu às mulheres que o inspiraram durante esses 16 anos em que começou do zero a linha de moda da famosa empresa de acessórios de couro.
O estilista citou a cantora francesa Edith Piaf e a supermodelo britânica Kate Moss, sua grande amiga e musa, que desfilou para ele muitas vezes, a última na temporada passada.
Também figuravam na lista de criadoras Coco Chanel e Vivienne Westwood, a diretora de cinema americana Sofia Coppola, as cantoras Jane Birkin, Juliette Gréco e Barbra Streisand e a atriz francesa Catherine Deneuve, cujo 'estilo, imaginação, criatividade... mudaram nossa paisagem', escreveu Jacobs.

O talentoso estilista de 50 anos também agradeceu a Arnault e a seu sócio Robert Duffy, que confirmaram ao WWD que Jacobs deixa a Vuitton para dedicar-se a seus negócios e está preparando a entrada em Bolsa de sua própria marca.

'Para Bernard e Robert. Todo meu amor. Sempre', dizia a dedicatória no release do desfile.
Jacobs continuará trabalhando com ambos, já que a propriedade da marca Marc Jacobs, que desfila nas passarelas dee Nova York, é compartilhada com o grupo LVMH, Robert Duffy e o próprio estilista.
A longevidade de Jacobs na maison Vuitton é bastante excepcional no mundo da moda, onde estilistas parecem brincar de dança das cadeiras.

Segundo uma fonte entrevistada pela AFP, o último contrato do estilista americano com a marca de luxo francesa teria apenas um ano de duração.

Esse contrato expiraria em algumas semanas, o que alimentou os rumores da partida de Jacobs da marca que dirigia desde 1997.

A marca, famosa por suas bolsas e sua logomarca LV, vale hoje cerca de 7,5 bilhões de euros em negócios, ou seja, o dobro da italiana Gucci (3,6 bilhões em 2012), propriedade do grupo de luxo rival Kering (ex-PPR).
A Louis Vuitton multiplicou suas vendas em dez vezes em apenas uma década.

O sucessor de Marc Jacobs ainda não foi divulgado, mas rumores persistentes falam de Nicolas Ghesquière, que saiu da Balenciaga (grupo Kering) em novembro de 2012, após 15 anos de colaboração.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet