Para celebrar os 93 anos da conquista do voto feminino, regulamentado pelo Decreto nº 21.076, que instituiu o Código Eleitoral, sob a liderança do então presidente Getúlio Vargas, a Câmara Municipal de Cuiabá recebe a exposição que pode ser visitada gratuitamente até sexta-feira (28), das 8h às 18h.
Leia também
'Sem expressão': Bella Campos vira meme e recebe críticas por atuação como vilã no remake de 'Vale Tudo'
Através de painés, a mostra constrói uma linha do tempo sobre a caminhada das mulheres na luta pelo voto no Brasil e no mundo. A secretária de cultura da Casa, Rayhana Arnuti, frisou a necessidade deste evento como uma maneira de não só trazer aos cuiabanos conhecimento, mas também reforçar a importância da luta.
“O dia da conquista do voto feminino é uma data de extrema relevância histórica e social, por que o sufrágio feminino não só possibilitou o direito as mulheres de votar e serem votadas, mas foi uma porta para que outras lutas e garantias fossem discutidas. Temas importantes como violência doméstica, igualdade salarial, proteção à maternidade, educação, dentre outras políticas públicas específicas para mulheres, contribuindo para uma sociedade mais justa e representativa”.
Em fevereiro de 1932, essa conquista foi finalmente regulamentada pelo Decreto nº 21.076, que instituiu o Código Eleitoral e garantiu às mulheres o direito ao voto. No entanto, a mudança só foi oficializada na Constituição de 1934 e, inicialmente, o voto feminino era permitido apenas para mulheres que exerciam atividades remuneradas. A plena igualdade no direito ao voto só foi consolidada em 1965, com a reforma eleitoral.