Em meio às polêmicas sobre a proibição de uso de recursos públicos para financiar o Carnaval em Cuiabá, com lei aprovada na Câmara de Cuiabá, e proposta semelhante apresentada em âmbito estadual pelo deputado Gilberto Cattani (PL), na Assembleia Legislativa (ALMT), a secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), vai financiar a folia de rua em vários bairros da capital.
Leia também
Com oito indicações ao Oscar, 'Um Completo Desconhecido" conta a história de Bob Dylan e estreia nos cinemas de Cuiabá
Até o momento, os eventos ligados ao Carnaval em Cuiabá estão sendo organizados com o apoio financeiro da Secel. Os preparativos já começaram e tem movimentado bares e restaurantes da capital mato-grossense. O Estado ainda conta com parceria com a Liga Independente dos Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba de Cuiabá. A programação, que tem entrada grauita, começa nesta sexta-feira (28), com o "Planalto Folia", no bairro Planalto, em Cuiabá.
A polêmica em torno do financiamento do Carnaval começou ainda antes do prefeito Abilio Brunini (PL) assumir o cargo. Na época, ele adiantou que o Município não teria como prioridade realizar o Carnaval de rua na capital, pela situação financeira. O secretário municipal de Cultura, Johnny Everson, destacou que a festa popular não se trata apenas de festividade, mas também movimenta a economia e gera renda. No entanto, admitiu dificuldades em investir recursos municipais e disse que buscaria parceria com a iniciativa privada.
No projeto de lei apresentado na semana passada por Ranalli e aprovado nesta quinta-feira (27), ele destaca que a administração pública deve seguir os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Segundo o texto, o financiamento público de festas como o Carnaval poderia ser interpretado como uma aplicação inadequada de recursos em um contexto de dificuldades fiscais.
Na quarta-feira (26), o deputado estaduak Gilberto Cattani (PL) pegou carona na repercussão e apresentou uma proposta de lei para proibir investimentos do governo do Estado para fomentar o Carnaval.
Confira a programação:
A partir de sexta-feira (28), os moradores da região do bairro Planalto participam da “Planalto Folia”, que completa uma década reunindo milhares de foliões e impulsionando o comércio da região. A festa prossegue até domingo (2), sempre a partir das 19h.
No sábado (1º), a partir das 15h, será realizado o primeiro Carnaval da história do distrito do Coxipó do Ouro, uma das comunidades mais tradicionais de Cuiabá. Com alta expectativa entre os moradores, a celebração simboliza o resgate cultural e o fortalecimento do sentimento de pertencimento local.
O sábado (1º) ainda marca o início do Carnaval da Família Cuiabana, na Praça Oito de Abril, a partir das 18h. Até terça (4), toda a família poderá curtir a folia que contará com marchinhas, apresentações artísticas e desfile infantil.
É no sábado também o primeiro cortejo do Cordão Carnavalesco Vem Quem Quer no Centro Histórico de Cuiabá, a partir das 15h. Organizado por coletivos independentes, o evento reúne foliões e artistas em percurso saindo da Praça Santos Dumont até a Rua Ricardo Franco, com paradas culturais na Igreja da Boa Morte, Praça Alencastro e Praça da Mandioca. Haverá mais um cortejo na segunda (3).
E de sábado até segunda, o Bloquinho dos Estudantes realiza suas festividades na Avenida Mato Grosso. As 100 primeiras pessoas que chegaram no evento todos os dias ganham um brinde. No sábado, a programação começa às 18h e, nos demais dias, às 16h.
No domingo (2), a partir das 15h, o Rebu Bar celebra o carnaval de rua e a música mato-grossense no Baile da Calorosa. A festa acontece na rua Um do bairro Boa Esperança e contará com DJs e show da banda Calorosa, que toca canções autorais e sucessos globais em versões do típico lambadão cuiabano.
Na segunda (3), a partir das 18h, o Bloco Ressuscita celebra a diversidade e a inclusão no bairro Boa Esperança.
O Carnaval da Central completa a agenda carnavalesca em Cuiabá na terça (4), a partir das 18h, na Orla do Porto 2. Com apresentações de artistas locais, o evento dispõe de dois palcos, sendo um de música eletrônica e funk, e outro de brasilidades e carnaval. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados antecipadamente via Facepass.
Estabelecimentos localizados na Praça da Mandioca, no Centro Histórico de Cuiabá, também realizam atividades com apoio do Governo de Mato Grosso. A Casa do Centro promove oficina de adereços, nesta quinta (27). E a Casa das Pretas e A Casa do Centro mantém aberta, até o mês de março, a exposição sobre a história das mulheres que marcam o samba regional e nacional.
Resumo da programação de Carnaval em Cuiabá
Planalto Folia: 28 de fevereiro, 1 e 2 de março, no bairro Planalto
1º Carnaval do Coxipó do Ouro: 1 de março, distrito do Coxipó do Ouro
Carnaval da Família Cuiabana: 1 a 4 de março, na Praça Oito de Abril
Cordão Vem Quem Quer: 1º e 3 de março, no Centro Histórico de Cuiabá
Bloquinho dos Estudantes: 1 a 3 de março, na Avenida Mato Grosso
Bloco Bode Bonito: 2 a 4 de março, na Praça Popular
Baile da Calorosa: 2 de março, no bairro Boa Esperança
Bloco Ressuscita: 3 de março, no bairro Boa Esperança
Carnaval da Central: 4 de março, na Orla do Porto 2