Olhar Conceito

Sábado, 22 de março de 2025

Notícias | Cinema

nos anos 80

Interpretada por Fernanda Torres em 'Ainda Estou Aqui', Eunice Paiva garantiu direito ao povo Zoró em MT

Foto: Reprodução

Interpretada por Fernanda Torres em 'Ainda Estou Aqui', Eunice Paiva garantiu direito ao povo Zoró em MT
Nos anos 1980, o povo indígena Zoró, localizado no noroeste de Mato Grosso, enfrentou uma grave ameaça à sobrevivência com a chegada de fazendeiros, madeireiros e garimpeiros, que trouxeram não apenas a destruição ambiental, mas também doenças como gripe, sarampo e tuberculose. Sem imunidade, os Zoró viveram uma situação desesperadora com as epidemias que quase dizimaram a população e foram em busca de apoio para garantir a demarcação de suas terras. 


Leia também 
Final de semana começa com Jeito Moleque no Carnaval de Chapada e folia no Centro Histórico de Cuiabá

Foi nesse cenário que a advogada Eunice Paiva desempenhou um papel fundamental. Em 1986, ela elaborou um parecer jurídico afirmando: "nada impede a demarcação da Área Indígena Zoró". Ela reforçou que os direitos territoriais indígenas são inegociáveis e a atuação foi decisiva para que o território fosse reconhecido e garantido aos Zoró, contribuindo para a preservação do povo e de sua cultura.

A luta pelos direitos indígenas já fazia parte da trajetória de Eunice Paiva. Após o desaparecimento de seu marido, o deputado Rubens Paiva, durante a ditadura militar, ela decidiu cursar Direito aos 47 anos e passou a atuar contra a expropriação de terras indígenas e a violência sofrida por essas populações.

Em 1983, foi uma das autoras do artigo "Defendam os Pataxós", que se tornou um marco na luta pelos direitos indígenas no Brasil. Anos depois, em 1987, fundou o Instituto de Antropologia e Meio Ambiente (IAMA), organização que atuou até 2001 promovendo a defesa e autonomia dos povos originários.

A história de Eunice Paiva foi eternizada no filme Ainda Estou Aqui, inspirado no livro homônimo de seu filho, o escritor Marcelo Rubens Paiva. O filme fez história ao receber três indicações ao Oscar: Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz para Fernanda Torres e Melhor Filme, sendo o primeiro filme brasileiro a concorrer nesta última categoria.

Fernanda Torres já havia sido reconhecida com o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme - Drama por sua performance. A cerimônia do Oscar será neste domingo (2) e há grande expectativa de que o Brasil conquiste seu primeiro prêmio na premiação, especialmente em meio às celebrações do Carnaval. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet