O projeto “Orin – Ritmos e Cantigas” está com inscrições abertas até segunda-feira (3) para o preenchimento das últimas vagas dos cursos de canto coletivo e ritmos afro-brasileiros do Candomblé e do culto de Quimbanda. As formações são gratuitas e serão realizadas de forma presencial em encontros quinzenais no bairro Jardim Universitário, em Cuiabá.
Leia também
Blocos de rua e shows gratuitos: veja onde curtir carnaval em cidades de Mato Grosso
As aulas serão realizads entre 8 de março e 28 de junho de forma presencial e quinzenal. A iniciativa é desenvolvida pela Associação Cultural Ébano Brasil em parceria com o Instituto Mandinga e conta com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura por meio do edital "AUFA - Fomento Cultural" da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá.
O projeto visa fomentar a ancestralidade e história das populações negras de Candomblé da nação Ketu por meio da musicalidade em formações teóricas e práticas. As aulas abordarão conceitos de percussão afro-indígenas e canto coletivo.
“Vamos desenvolver habilidades e conhecimentos de ritmo e canto de matrizes africanas e afro-indígenas para a preservação desses saberes. Isso vai ser feito pela vivência com a voz, o corpo e instrumentos percussivos típicos das religiões afro-brasileiras”, disse Vinícius Cruz, um dos professores responsáveis pelas atividades.
Ao lado de Cruz, a preparadora vocal Rô Manu Leão também ministrará as aulas de canto coletivo. No curso de ritmos, Lucas Neris Araújo será responsável pelas aulas dos ritmos ijexá, agueré, congo e angola.
Gratuitas e presenciais, as aulas de canto coletivo e ritmos serão realizadas aos sábados a partir do dia 8 de março até 28 de junho de forma quinzenal. As aulas de canto serão no período da manhã e as de ritmo à tarde, com 2 horas de duração por encontro.
Ao todo, estão disponíveis 40 vagas para os cursos de canto coletivo e 20 para o de ritmos. As pessoas interessadas em participar das atividades podem se inscrever para ambas as formações ou apenas para uma delas.
Inscrições: canto coletivo (
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe1y6E-FJtpBfJ0O7JNs_IEioTOm0KQh4wozaEGJTKCOFmZRw/viewform) e ritmos (
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQFxtTK9SpGJ954JKt6RG9iLJf0IbBsxCmcIKVTquKO6c42Q/viewform).