O cuiabano Matheus Engel, de 20 anos, tem conquistando espaço nas redes sociais com os vídeos em que aparece escolhendo qual look vai usar para sair em Cuiabá. No TikTok, o estudante de odontologia viraliza constantemente e tem vídeos com mais de 500 mil visualizações. O formato "arrume-se comigo" (ou get ready with me', em inglês) foi um dos que mais impulsionaram seu crescimento.
Leia também
Blocos de rua e shows gratuitos: veja onde curtir carnaval em cidades de Mato Grosso
"Desde gurizinho assistia vídeos na internet, o YouTube era bem forte, sempre me gravei fazendo as coisas, fazendo graça. Quando apareceu o TikTok, começei a gravar", relembra. No início, os vídeos eram feitos sem muita pretensão, mas a crescente audiência mudou sua perspectiva.
O formato de vídeo em que se arruma na frente das câmeras foi algo que surgiu por acaso. Um dia, ao chegar da faculdade, Matheus decidiu colocar a ideia em prática. A abordagem funcionou e ele passou a replicar a ideia, conquistando cada vez mais público. "Pelo menos para mim, é algo que vale bastante, não só no monetário, mas também pela resposta do público, que curte o que estou fazendo", conta.
A popularidade de Matheus não se restringe ao ambiente online. Ele já foi reconhecido nas ruas de Cuiabá e, se surpreendeu ao ser abordado durante as férias de final de ano em Balneário Camboriú, onde passou a virada do ano. Seu maior público, no entanto, está em São Paulo. "Foi um choque, porque estava em outro estado, longe para caramba", comenta.
Seu interesse por moda surgiu de forma espontânea e se intensificou após sua mudança para Cuiabá, quando ele passou a explorar diferentes estilos, buscando transmitir uma imagem de confiança e conhecimento no assunto. Quando mencionou que era cuiabano, o público de Matheus cresceu na cidade, algo que ajudou a engajar o conteúdo em um nicho que ele não chegava antes.
"Postei um vídeo falando 'arrume-se comigo para fazer alguma coisa em Cuiabá' e, de repente, começou a aparecer muito público daqui", explica.
Sem se prender a um estilo específico, Matheus prefere mesclar peças e criar combinações que reflitam sua personalidade. Ele gosta de peças largas, brilho e mistura de estilos. "Você imagina uma camisa polo como algo mais formal, tento tirar desse meio e colocar mais para o streetwear, criar uma vertente nova", diz. Para ele, a moda é uma forma de expressão, e ele busca sempre inovar dentro desse universo.
Para o futuro, Matheus sonha em ser modelo e trabalhar com grandes marcas. "A minha vontade é ser modelo, quero aparecer em vitrine de loja, quero ter meu rosto estampado com as marcas que conheço e admiro. Por exemplo, fazer uma publi para a Coca-Cola, para o Spotify... Essas marcas grandes. Vão perguntar quem é o Matheus Engel e o Matheus Engel é um guri que saiu do interior de Mato Grosso, de uma cidade com 14 mil habitantes e está na vitrine de uma loja. Essa é minha ambição no momento. De pouquinho em pouquinho está crescendo e pegando um rumo legal"