A artista Yndira G. Villarroel realiza nova ação cultural que promove a integração entre brasileiros e migrantes. O projeto MultiCulturas: Cores Brasileiras em Vozes Migrantes oferece vagas para oficina gratuita de canto coral com foco especial em crianças e adolescentes, mas aberto a todas as idades, a partir dos 8 anos. As inscrições foram prorrogadas até a terça-feira (11) e podem ser feitas via formulário online.
Leia também
Sem apoio da prefeitura, carnaval de rua acontece de forma tímida enquanto eventos religiosos lotam em Cuiabá
No percurso de formação, com ensaios todas as sextas-feiras de março, os encontros serão realizados na Sala Peter Ens, do Coral da Universidade Federal de Mato Grosso, das 15h às 17h. O ensaio final será no dia 4 de abril, das 14h às 17h. As professoras Akane Iizuka (Japão), Estela Ceregatti (MT), Luísa Vogt (MG) e Yndira, que é venezuelana, ministram o curso. Os participantes receberão certificado de participação emitido pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev-UFMT). Todas as atividades contam com intérprete de libras e audiodescrição, como garantias de acessibilidade.
Essa é a preparação para o grand finale, que ocorre no dia 9 de abril, no show MultiCulturas, às 19h, no Teatro da UFMT. O coral formado por crianças e adolescentes se apresentará junto a artistas que representam diversas nacionalidades e regiões brasileiras. A entrada é franca.
“Essa é mais uma edição do projeto que realizo desde 2022 e que começou com aulas de musicalização para crianças haitianas. Desde a versão oficial do MultiCulturas, já realizamos apresentações em espaços culturais, praça pública e concertos didáticos que reuniram artistas de várias origens que se estabeleceram em Mato Grosso. É um projeto marcado pela cooperação mútua, tendo a música como ferramenta de integração, inclusão e cidadania”, destaca Yndira.
Para alcançar o público a ser atendido, pediu reforço a entidades de assistência a imigrantes, como a Associação de Defesa dos Haitianos Imigrantes e Migrantes em Mato Grosso (ADHIMI-MT), Casa das Pretas e Centro de Pastoral para Migrantes. “Com Cuiabá sendo local de passagem e de morada para pessoas que têm histórias de vida e culturas tão diversas, é uma iniciativa que visa estimular afeto e respeito ao diferente. De outro lado, valoriza e exalta o protagonismo de artistas migrantes, além de realçar a importância deles também, para o crescimento econômico e social da cidade”.
E por certo, a plateia mato-grossense terá a oportunidade de vivenciar um espetáculo marcado por gêneros, estilos, ritmos, suingues e sotaques, viajando por vários países em uma única apresentação e aprendendo um pouco sobre a cultura desses artistas. O projeto foi contemplado pelo edital Viver Cultura – Identidades, da Lei Paulo Gustavo, com recursos do Governo Federal via Ministério da Cultura e executado pelo Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
No mês de abril, ocorrem ainda momentos dedicados ao debate, com palestra e roda de conversa sob a perspectiva de mulheres artistas, sob a condução da ativista e doutora em Educação, Zizele Ferreira. Participam ainda desses momentos, Yndira, Akane, Estela e Luísa, que ministram o curso de canto coral.
Serviço:
Oficina Canto Coral gratuita
Inscrição:
https://bit.ly/CantoCoralMultiCulturas
Ensaios: Dias 07, 14, 21 e 28 de março – 15h às 17h | Final: 04 de abril – 14h às 17h
Local: Sala do Coral da UFMT (Sala Peter Ens)
Endereço: Av. Edgar Vieira, 513-549 - Boa Esperança, Cuiabá - MT, 78068-555
Show MultiCulturas: 09 de abril
Horário: 19h
Local: Teatro da UFMT
Endereço: Boa Esperança, Cuiabá - MT, 78068-600