Olhar Conceito

Sábado, 22 de março de 2025

Notícias | Arquitetura, décor e design

patrimônio histórico

Muro de contenção do Morro do Seminário desaba por conta das chuvas e frequentadores do entorno são alertados

Foto: Olhar Conceito

Muro de contenção do Morro do Seminário desaba por conta das chuvas e frequentadores do entorno são alertados
Parte do muro de contenção do Morro do Seminário, no entorno da Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho e Museu de Arte Sacra, desabou por conta das chuvas intensas em janeiro. Desde então, o local é monitorado pela Defesa Civil, que além do monitoramento estrutural, também orientou para comerciantes e frequentadores das igrejas que ficam na região. 


Leia também 
Bella Campos diz que período depressivo a fortaleceu para vilã em remake: 'estava apavorada dentro de mim mesma'

“Recomendamos que, em dias de chuvas intensas, as pessoas deixem o local. A princípio, não temos previsão de chuva forte. Hoje posso dizer que o local está seguro. Fui informado de que estão aguardando o fim do período chuvoso para iniciar as obras. Todos os encaminhamentos necessários já foram realizados pela Defesa Civil do município”, afirmou o secretário de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges. 

Após análise, a equipe de engenharia da Prefeitura de Cuiabá constatou que a igreja, tombada como patrimônio histórico e artístico nacional, também acompanhada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), não sofreu impactos.

O secretário de Defesa Civil, afirmou que a chuva de12 de janeiro, com mais de 100 mm de precipitação, causou o deslizamento da encosta, que arrastou o muro de contenção e obstruiu uma rua.

Na ocasião, a Defesa Civil interditou a via e acionou a Secretaria de Obras e a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) para realizar a limpeza do local. Também foram adotadas medidas preventivas para restringir a circulação na área em dias chuvosos.



No topo do morro está o Seminário Nossa Senhora da Conceição, que hoje abriga o Museu de Arte Sacra, bem tombado de Cuiabá e idealizado pelo bispo Dom José Antônio dos Reis. 

Sua arquitetura envolve paredes à base de adobe, vigas de aroeira e divisórias em pau a pique. Sua construção começou em 1858, sendo concluída em 1882 por Dom Carlos Luís d'Amour.

Diferentes tipos de atividades foram exercidas no local, ao longo dos anos. Hospedou a Escola Normal do Estado, durante a epidemia de varíola, em 1867, funcionou como enfermaria. Também foi Quartel General na disputa deflagrada entre diferentes partidos políticos em 1906.

Durante 34 anos, foi residência de Dom Aquino de Francisco Correia, segundo Arcebispo de Cuiabá, e durante sua administração o imóvel recebeu o Instituto Histórico e Centro de Letras. Do mesmo modo, o imóvel serviu como matriz da rádio Difusora Bom Jesus e também do jornal A Cruz. 

Borges explicou ainda, que apenas os escombros que obstruem a rua foram removidos, enquanto os demais, que ainda se encontram no local, foram mantidos, para estabilizar a encosta. Segundo ele, a remoção total poderia causar novos deslizamentos.
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet