A Casa Vituká, espaço de formação artística e cultural no bairro Parque Cuiabá, em Cuiabá, realiza a primeira sessão do Cineclube Vituká neste sábado (15). O vídeo exibido será "Kaimanepá", dirigido por Helena Corezomaé, do povo indígena Umutina. Na produção audiovisual, Isaac Amajunepá, pai do pequeno Kaimanepá, conta um pouco sobre a experiência de ser pai de uma criança dentro do Transtorno do Espectro autista e as relações cotidianas na cidade e na aldeia.
Leia também
Desde 2023, fotógrafa registra ‘renascimento’ do Carnaval de rua em Cuiabá: ‘manifestação cultural importantíssima’
Após a projeção, o médico sanitarista, especialista em homeopatia, professor na Faculdade de Medicina, superintendente do Hospital Universitário Júlio Muller da UFMT Reinaldo Gaspar Mota e a psicóloga Cinthia Mattos vão mediar uma conversa com os participantes.
Durante toda a manhã, os visitantes da Casa Vítuka também poderão apreciar acessórios, moda livros e impressos, produzidos por indígenas e adquirir também as produções. O 'Mercado' é uma iniciativa da Casa Vituká para difundir os empreendedores indígenas, gerar renda para cada um deles e também para a manutenção da Casa Vítuka.
A atividade é componente do Termo de Execução Cultural na modalidade de apoio a espaços culturais, nos termos da LEI Nº 14.399/2022 (PNAB), da LEI Nº 14.903/2024 (Marco regulatório do fomento à cultura), do DECRETO N. 11.740/2023 (DECRETO 1 de 12 PNAB) e do DECRETO Nº 11.453/2023 (DECRETO DE FOMENTO).
A participação nas atividades é gratuita, porém as pessoas interessadas devem se inscrever através do link:
https://forms.gle/5jiezoe7DTovhFHD9