A escritora e poeta Lupita Amorim lança o primeiro livro solo neste sábado (15), no Centro Cultural Casa das Pretas, na Praça da Mandioca, em Cuiabá, a partir das 19h. Em "Pele, Passos e Poesias", Lupita usa a escrita para refletir sobre coragem e resistência. A entrada é gratuita. O prefácio do livro, por Zizele Ferreira, aborda como "Pele, Passos e Poesias" contribui para o entendimento sobre travestilidades e saúde mental.
Leia também
Desde 2023, fotógrafa registra ‘renascimento’ do Carnaval de rua em Cuiabá: ‘manifestação cultural importantíssima’
O evento acontece dentro da programação do "Encontro Cultural e Literário: celebrações sobre o lírico como material de sustentação na vida das juventudes negras", reunindo apresentações artísticas, musicais, palestra e debates sobre literatura e cultura negra.
O lançamento conta com a parceria principal do Coletivo Negro Universitário UFMT, além do apoio de diversas instituições. Publicada pela Editora Paruna, a obra é um convite para reflexões sobre autocuidado, saúde mental e a experiência de uma travesti preta no mundo contemporâneo.
Através da poesia, Lupita Amorim transforma suas vivências em versos que ressoam sensibilidade e resistência. “Eu estou muito feliz por lançar o meu primeiro livro solo, após ter lançado outros livros e e-books com a colaboração de outras pessoas. Estou muito animada pra saber como as pessoas irão receber esta escrita minha, no qual eu busquei amadurecer minha escrita e conectar um exercício comum que é a caminhada em um ato de resistência, autocuidado e que envolve todas as áreas da nossa vida.”
A poesia de Lupita reflete sobre coragem e resistência, transformando a presença pública em um símbolo de autovalorização. Para a pesquisadora e artista, ao versar "Minha luz e presença, como um clarim, sempre atrairá seus olhares para mim," encoraja leitores e leitoras a compreender a complexidade das experiências vividas por mulheres trans e negras.
“O livro convida o público a reconhecer essas lutas e a apreciar a arte como meio de celebração e compreensão da vida”, destaca. Além do lançamento da obra, o evento promoverá um espaço de diálogo e manifestações artísticas, reforçando o papel da literatura como ferramenta de transformação social e cultural.
A programação contará com a abertura musical da violinista de Yndira Villarroel, uma apresentação musical com a cantora Josy Campos, palestra com a Profa. Dra. Candida Soares da Costa e encerramento musical com a percussionista e cantora Gê Lacerda. A Geovana Rodrigues será a cerimonialista e teremos Lucas Guerra como mediador do bate-papo com a escritora, além de receber escritoras e artistas para declamar poesias do livro, como Wuldson Marcelo, Jucelina Ferreira e Claudia Coutinho.