Olhar Conceito

Sábado, 19 de abril de 2025

Notícias | Artes Cênicas

mergulho nas memórias

Documentário '60 Anos Depois' estreia no Cine Teatro com histórias inéditas sobre a ditadura militar em MT

Foto: Reprodução

Documentário '60 Anos Depois' estreia no Cine Teatro com histórias inéditas sobre a ditadura militar em MT
O documentário "60 Anos Depois", uma adaptação da peça homônima produzida pelo Cena Onze, estreia no Cine Teatro Cuiabá, nesta sexta-feira (21), às 19h30. Os ingressos podem ser trocados por 2 litros de leite. O filme aborda o período da ditadura militar em Mato Grosso, sendo fruto de dois anos de estudos com apoio dos pesquisadores da UFMT, Rafael Adão e Cátia Cristina de Almeida Silva. 


Leia também 
Miss Mato Grosso posta foto de casamento com Amado Batista e levanta suspeitas de gravidez: 'cegonha a bordo'

As histórias de resistência e dor revelam o que os mato-grossenses que viveram durante o período sombrio. De acordo com o professor Waldir Bertulio, um dos que sofreu e relatou a época da didatura militar em Mato Grosso, "a escolha do material foi resultado de um processo de pesquisa minucioso".

"Descobrimos muitas histórias inéditas, um processo enriquecedor", afirma João Carlos Vicente Ferreira, coordenador de pesquisa. "Infelizmente, algumas histórias ficaram de fora, mas este é apenas o primeiro passo para resgatar nossa memória."

Para o diretor Flávio Ferreira, a motivação é pessoal: "Os livros de história focavam no eixo Rio-São Paulo, ignorando o que aconteceu em Mato Grosso. Desde então, quis entender como esse período afetou nossa gente."

Com 21 minutos de duração, 60 Anos Depois vai além de narrar sobre o passado e convida à reflexão sobre a importância da memória para a construção de um futuro mais justo e democrático.

Ficha técnica: Direção Geral: Flávio Ferreira; Primeiro Corte: Marcondes Araujo e Marcos Alessandro; Direção de Fotografia: Luiz Marchetti; Produção Executiva: Flávia Taques; Roteiro Original, Pesquisa Histórica, Idealização, Argumento e Revisão Histórica: João Carlos Vicente Ferreira.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet