Olhar Conceito

Quinta-feira, 24 de abril de 2025

Notícias | Gastronomia

pratos irreverentes

Depois de coxinha na chapa, lanchonete famosa por salgados fritos na hora cria 'pastel de hot dog' em Cuiabá

Foto: Reprodução

Depois de coxinha na chapa, lanchonete famosa por salgados fritos na hora cria 'pastel de hot dog' em Cuiabá
Depois da coxinha frita e finalizada na chapa, a lanchonete Ponto do Salgado, localizado na avenida Espigão, no bairro Tijucal, em Cuiabá, famosa pelos salgados fritos na hora, criou um novo prato criativo para o cardápio: o pastel de hot dog. A massa crocante de pastel ganha como recheio duas salsichas, presunto, queijo e molho de tomate. 


Leia também 
Churrasco japonês em Cuiabá leva brasa para o centro da mesa e aproxima clientes no preparo da própria comida

Depois de partido ao meio, o pastel ainda é finalizado com maionese temperada e batata palha. O recheio também leva cheddar, maionese, milho e azeitona. A lanchonete Ponto do Salgado, que hoje ocupa uma das esquinas do Tijucal, começou de forma humilde, com apenas uma barraca nas feiras livres do bairro. Com 13 anos, Rafael dos Santos, começou a produzir e vender salgados com a mãe, Maria Aparecida dos Santos, uma das vítimas da covid-19 em 2021. 

Rafael seguiu os passos da matriarca da família e abriu uma lanchonete com uma barraca simples de lona perto da avenida Espigão até ampliar o espaço. A virada de chave no pequeno negócio, conta, aconteceu quando passou a fritar os salgados na hora, algo que foi decisivo para que a barraca de lona se transformasse no Ponto do Salgado que os clientes conhecem nos dias atuais. A mãe de Rafael foi a responsável pelo conselho.

“Minha mãe fazia os salgados, deixou todo esse DNA que temos hoje, desde o salgado e essa ideia [do Ponto do Salgado] veio tudo dela. Ela faleceu de covid-19 em 2021, não chegou a ver, mas colocamos a ideia em ação quando ela estava internada, mas antes ela já dava essa ideia. Eu trabalhava com ela na produção e na feira”, lembra Rafael enquanto mostra o salão climatizado. 

No perfil da lanchonete no Instagram, o vídeo que mostra a transição entre a barraca de lona e a construção atual já foi assistido quase 1,5 milhão de vezes. Apesar de no feed da rede social o cenário mudar em poucos segundos, Rafael ressalta que são 18 anos trabalhando na produção e venda de salgados, além de viver os altos e baixos da vida de empreendedor. 
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet