A influenciadora digital Ester Alves, de Mato Grosso do Sul, foi cancelada e recebeu uma enxurrada de comentários negativos, a ponto de precisar fechar o perfil no Instagram, após críticar o estado vizinho, Mato Grosso. Ester publicou um vídeo em fevereiro deste ano dizendo que tinha ouvi dizer que Mato Grosso "tem muito preguiçoso", mas ele começou a viralizar neste final de semana.
Leia também
Churrasco japonês em Cuiabá leva brasa para o centro da mesa e aproxima clientes no preparo da própria comida
"Você é de Mato Grosso? Não, Deus me livre, eu sou de Mato Grosso do Sul. Gente, vocês confundem muito, existe Mato Grosso que é um estado aí 'chinfrinha', e existe Mato Grosso do Sul, que é o melhor estado. Mato Grosso é só uma... Ouvi dizer que lá é só um estado assim bem 'misérinha'. Ouvi dizer que tem muito preguiçoso lá em Mato Grosso", diz a influenciadora.
A rixa entre Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS) tem origem na divisão do antigo estado de Mato Grosso, ocorrida em 1977, durante o regime militar. Essa divisão foi feita com o argumento de facilitar a administração da região, que era muito extensa territorialmente. O sul ficou com a nova capital, Campo Grande (MS), e o norte permaneceu com Cuiabá (MT).
Desde então, surgiram rivalidades que envolvem identidade, pertencimento, futebol, economia e política. Muitos moradores de ambos os estados ainda se incomodam com a confusão dos nomes e com a ideia de que um é "mais Mato Grosso" que o outro.
Frequentemente pessoas de fora confundem os dois estados, o que irrita os habitantes de ambos os lados e reforça o sentimento de identidade separada.