Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

Ministro do Turismo defende ações que incentivem população a viajar mais pelo país

O grande desafio do setor de turismo no Brasil é garantir que a preparação para os eventos esportivos dos próximos anos transforme o país em um "grande destino" para todo o mundo. A opinião é do ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Ao fazer um balanço dos dez anos da pasta, ele ressaltou que o desenvolvimento do setor, que acredita que irá se tornar um dos principais motores da economia brasileira, depende da consolidação do mercado interno e de ações que incentivem o brasileiro a viajar mais pelo país.

"O turismo brasileiro é muito jovem e, com esses eventos [esportivos], vamos alcançar a maturidade, a idade adulta. É preciso acreditar na classe média, que está consumindo turismo e viajando cada vez mais para fora, e tentar equilibrar essa balança, fazendo com que os brasileiros viajem mais pelo Brasil e descubram mais o seu país", disse Vieira durante a apresentação da Escola de Teatro Bolshoi Brasil.

O espetáculo, que marcou uma década desde a criação da pasta, reuniu, na noite de ontem (25), no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, diversos espectadores para ver a performance dos alunos da única escola do Bolshoi fora da Rússia. Localizada em Joinville (SC), a unidade desenvolve há 13 anos ações ligadas à educação, à cultura e ao desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens com idade entre 9 e 20 anos. Com mais de 90% dos alunos provenientes de famílias de baixa renda, a escola oferece, com ajuda de diversos parceiros, bolsa integral a todos os participantes do projeto. Em contrapartida, os alunos devem ter bom rendimento na escola e não podem ser reprovados.

O espetáculo desta quinta-feira contou com cerca de 90 bailarinos e bailarinas que apresentaram a Grande Suíte do Balé Don Quixote, baseada no clássico da literatura de Miguel de Cervantes. A obra conta a história de Kitri e o pobre barbeiro Basílio, que enganam o arrogante e rico Gamash, com quem Lorenzo, o pai da moça, a força a se casar. Com a ajuda de Don Quixote, nobre cavaleiro, e seu fiel escudeiro, Sancho Panza, os apaixonados Kitri e Basílio casam-se em uma grande festa, em Barcelona.

Utilizando figurino colorido e variado, mas sobretudo técnica apurada, o grupo encantou pequenas bailarinas, como Hanna da Silva, de 8 anos. Moradora de Sobradinho, cidade do Distrito Federal, ela foi ao ginásio acompanhada da mãe, Luciana da Silva, de 42 anos. Sem tirar os olhos do palco e atenta a todos os movimentos, a menina disse que, mesmo sem ter o sonho de tornar-se bailarina profissional, ficou muito emocionada. "É lindo, estou muito emocionada, ainda mais porque é a primeira vez que vejo um show desse tamanho tão de perto", disse.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet