Olhar Conceito

Sábado, 21 de junho de 2025

Notícias | Comportamento

até três por dia

Chanel da Bella Campos em 'Vale Tudo' vira febre entre cacheadas e crespas em salão de Cuiabá

Foto: Reprodução/TV Globo

Chanel da Bella Campos em 'Vale Tudo' vira febre entre cacheadas e crespas em salão de Cuiabá
Desde que a atriz cuiabana Bella Campos apareceu caracterizada como Maria de Fátima no remake da novela 'Vale Tudo', o corte chanel usado por ela se tornou um dos mais pedidos entre mulheres de cabelo crespo e cacheado em Cuiabá. O cabeleireiro Reginaldo Balduino Soares, de 33 anos, especialista nesse tipo de cabelo, relata um aumento expressivo na procura pelo visual desde a estreia da personagem, chegando a fazer até três por dia. 


Leia também 
Final de semana tem espetáculo 'Exóticus', show da banda Calorosa e Patrulha Canina no Teatro da UFMT

“Então, esse corte, eu acho que em 2022, 2023, era um corte que estava em alta, estava bastante procurado. E no final de 2023 e 2024, ele ficou mais em baixa. Apareceram algumas clientes querendo fazer o corte de cabelo, mas assim, não era tanta demanda, né? E a partir da novela, da Bella Campos aparecer com esse chanel mais curtinho, voltou novamente o pedido desse corte.”

Reginaldo atende no salão Crisálida Cachos, em Cuiabá, especializado em cabelos crespos, cacheados e ondulados, há cinco anos. Segundo ele, o corte da personagem interpretada por Bella Campos virou assunto frequente entre as clientes.

“Então, toda semana, praticamente, eu tenho alguma cliente pedindo pra fazer o corte, comentando a respeito do corte da Bella, que achou que tá muito bonito, se combinaria a fazer o corte no cabelo dela. Dentro do dia-a-dia de salão, tem muita conversa relacionada ao corte do cabelo da Bella.”

Ele ressalta que para outras mulheres negras, ver uma atriz negra, com cabelo natural e protagonista de uma novela nacional, gera um impacto direto. Para ele, a cuiabana está exercendo uma grande representatividade como Maria de Fátima.

“ As meninas negras, as meninas pardas, que têm o cabelo crespo, que têm o cabelo cacheado, vão se referenciar na Bella, vão querer fazer o corte de cabelo dela, vão querer se parecer muito com ela. É essa a importância de ter referência de mulheres negras e pardas, nas novelas, nos jornais, nos filmes, usando o seu cabelo natural, o seu cabelo crespo ou cacheado, porque isso incentiva muito crianças, adolescentes e mulheres adultas, que têm esse tipo de cabelo.”

O sucesso é tanto que Reginaldo brinca já ter se tornado um "especialista" no corte chanel usado por Bella Campos. Ele explica que não é algo comum fazer o mesmo modelo três vezes em um único dia. Nesta semana, ele acha que vai bater o recorde. 

“Normalmente, eu faço três por semana. Três cortes, modelo específico, é muito. Ontem, eu acho que eu fiz dois. Essa semana, eu vou bater o recorde. Vai ir pra uns dez cortes igual o da Bella". 

Questionado sobre a repercussão gerada pela atriz cuiabana, Reginaldo considera o momento importante. “Eu não posso dizer que a gente se surpreendeu, mas a gente ficou feliz. Porque o público de cabelo crespo e cacheado, na sua maioria, são pessoas negras e pessoas partas. E essa parte da população carece muito de referências, de referências no meio social, eu tô falando de rede social, Instagram, YouTube, Facebook, X, e principalmente na televisão.”
 

Chanel não é apenas para cabelos lisos

Reginaldo explica que muitas clientes, principalmente as crespas e cacheadas, ainda chegam ao salão inseguras para adotar cortes diferentes, especialmente o chanel que virou tendência com Bella Campos. Ele conta que as mulheres até se inspiram em referências, mas precisam fortalecer a autoestima para adotar um novo estilo. Segundo o cabeleireiro, por muitos anos, esse público teve acesso limitado a poucos cortes pré-definidos, devido às características da textura capilar.

"Se ela quer fazer um chanel, independente da textura do cabelo dela, a gente vai fazer um chanel, entendeu? Algo que eu vou conversar é que o chanel no caimento, na textura do cabelo dessa cliente, vai ficar um pouco diferente da referência. Por exemplo, se a cliente traz aqui um modelo de corte e a modelo que está com o corte de cabelo tem o cabelo um pouco mais ondulado. Eu falo, ó, o seu cabelo tem uma textura um pouco diferente, então seu cabelo vai ficar um pouco mais arredondado, vai ficar um pouco mais cheio, um pouco mais volumoso do que o corte da sua referência.”

A aceitação tem sido muito positiva, segundo Reginaldo, cerca de 98% das clientes que fazem o corte, mesmo com textura diferente da referência, ficam muito satisfeitas e realizadas. Ele destaca que nenhuma das clientes atendidas neste ano expressou insatisfação com o resultado, mesmo quando o corte não ficou exatamente igual ao modelo.

O especialista ressalta ainda que, ao contrário do que muitos imaginam, o chanel combina muito bem com cabelos crespos e cacheados. Isso se deve, em parte, ao surgimento recente de salões especializados em Cuiabá, que valorizam a diversidade desses tipos de cabelo. 

"As crespas, elas têm feito todo tipo de corte que você imaginar, tá? Desde o curtinho, no chanel, no corte em camadas. Até mullet. Quando você imaginou uma crespa querer fazer um mullet, que é um corte que tem a lateral muito curta e o topo e a parte de trás do cabelo mais alongado. Esse mercado mudou muito, mudou muito mesmo". 
 

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet