Olhar Conceito

Sábado, 21 de junho de 2025

Notícias | Turismo

Summit Visit Brasil

No RJ, Pantanal é apresentado como novo destino de safári de vida selvagem no mercado internacional

Foto: Edu Fragos/Agência Brasil

No RJ, Pantanal é apresentado como novo destino de safári de vida selvagem no mercado internacional
Com a meta de posicionar o Pantanal brasileiro como novo destino de safári de vida selvagem no mercado internacional, especialmente para competir com os tradicionais roteiros da África, a Embratur, em parceria com os governos de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Sebrae, lança uma forte campanha de promoção no exterior. A estratégia foi detalhada durante reunião no Summit Visit Brasil, realizada nessa segunda-feira (19), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). 


Leia também 
Cena em que Lucimar, de 'Vale Tudo', cobra pensão faz download de app da Defensoria subir mais de 2000% em MT

A principal ação será a Galeria Visit Brasil – Pantanal, que ocorrerá de 28 de outubro a 1º de novembro, em Nova York, reunindo imagens, sons, sabores e experiências do bioma pantaneiro, considerado um dos mais ricos do planeta em biodiversidade. A ideia é apresentar o Pantanal como um destino que alia natureza exuberante, fauna rara — como a onça-pintada e o tamanduá-bandeira — e uma cultura local autêntica, com forte apelo gastronômico.

“Temos que mostrar ao mundo que o Brasil também é um destino de safári. Com uma mensagem clara e unificada entre os dois estados, podemos competir em pé de igualdade com destinos africanos”, afirmou Bruno Reis, diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur. A proposta inclui também rodadas de negócios com os 20 principais operadores de turismo dos Estados Unidos.

Segundo dados do Sebrae, 728 mil norte-americanos visitaram o Brasil em 2024, um aumento de 9% em relação ao ano anterior. Eles gastaram em média US$ 3.654 por pessoa, cerca de R$ 20 mil, e costumam permanecer cerca de 18 dias no país, perfil considerado estratégico para a nova campanha.

Como reforço global à iniciativa, a National Geographic produzirá uma série especial sobre o Pantanal, com possibilidade de começar em junho em uma expedição chamada “safári de sentidos”, que usará vídeos e fotos para explorar o bioma pelos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.

A secretária adjunta de Turismo de Mato Grosso, Maria Letícia Costa, reforçou a importância da ambientação e curadoria do evento em Nova York.

“Temos um produto único e maravilhoso. Precisamos apresentá-lo com a força e o cuidado que ele merece, desde a gastronomia até a estética da galeria”, afirmou.

O diretor técnico do Sebrae Mato Grosso, André Schelini, destacou o papel estratégico da ação para reposicionar o Pantanal após os impactos ambientais e econômicos sofridos nos últimos anos.

“Desde os incêndios florestais e a pandemia, a região vem se recuperando com muito esforço. Essa ação internacional corrobora com um Brasil que quer mostrar ao mundo seu potencial de desenvolvimento sustentável, baseado em cadeias de valor e na conservação do meio ambiente. O momento é de união e planejamento integrado”, disse.

O evento em Nova York também será uma oportunidade para prospectar investimentos internacionais voltados à estrutura turística da região. A expectativa é que ações como essa consolidem o Pantanal no radar de turismo internacional e fortaleçam a imagem do Brasil como potência em natureza e conservação.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet