Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Com humor aguçado, "Homem de Ferro" se empolga com Brasil e A. Silva

"Não acredito que não estejamos no Brasil agora! Queria atravessar esta câmera para estar aí, mas infelizmente estamos presos em Beverly Hills". É assim, com grande senso de humor, que Robert Downey Jr. quebra o gelo no início da vídeo conferência para divulgar Homem de Ferro 3, realizada ao lado do diretor do longa, Shane Black, nos escritórios da Walt Disney Company, em São Paulo. "Preciso dizer que Anderson Silva pediu para ir à première do filme na próxima sexta-feira e, uau, isso me deixou empolgado!", destaca, repentinamente, em outro momento.

Se Black é bastante focado e didático, fornecendo o máximo de informações da produção quanto possível à imprensa, Downey Jr. é o oposto. Carismático, confuso, elétrico, às vezes chega a ser quase um exercício de psicanálise compreendê-lo enquanto esclarece dúvidas em uma entrevista. O que não deixa de ser divertido.

O ator, que viu seu nome ganhar status de estrela depois de ter interpretado o egocêntrico genial Tony Stark pela primeira vez, em longa lançado em 2008, divaga, desafia, brinca. E se mostra, conforme o esperado, uma figura única na Hollywood do século XXI.

"Eu amo filmes, mas o que mais gosto é da inovação. O lance para mim é pegar tudo sobre o Homem de Ferro e desafiar as expectativas daqueles caras que vão para a Comic-Con (feira de entretenimento) e comentam, 'deixe-me dizer o que vocês deveriam ter feito aqui'. E eles normalmente estão certos", explica, arrancando risadas dos jornalistas presentes na conferência.

A personalidade curiosa é, de fato, a grande justificativa de muitos para explicar o motivo para Downey Jr. ter se saído tão bem na pele de Tony Stark, o bilionário presidente das Indústrias Stark que é responsável pela construção do tecnológico traje do Homem de Ferro. Para estes, personagem e ator seriam a mesma pessoa. E Downey Jr. não discorda disso.

"Digo que às vezes me sinto como Tony, às vezes não. Às vezes Shane (Black) diz que estou agindo como Tony, outras vezes que estou fácil demais de lidar", diz Downey Jr., que viu a ​substituição de Jon Favreau, responsável pelos dois longas iniciais da franquia, por Shane Black como importante para elevar essa característica ainda mais em Homem de Ferro 3. "Com Shane, tentei incutir em Tony um pouco mais da minha personalidade, uma versão expandida de mim."

Black tenta manter mais seriedade, discorrer sobre suas escolhas. Mas com uma personalidade como a de Downey Jr. ao seu lado, ele acaba deixando se levar e entrando nas brincadeiras, tornando o diálogo entre os dois parecido com uma conversa de velhos amigos se reencontrando em um bar. "Em uma entrevista me perguntaram se Robert voltaria (para um próximo filme) e eu disse: ele é o Homem de Ferro. É claro que vai voltar". E cai na gargalhada, sem esclarecer se há planos para um novo filme protagonizado pelo personagem.

Talvez tenha sido essa relação tão leve a responsável por tornar Homem de Ferro 3 um filme tão mais bem-humorado do que os anteriores. Mesmo situações tensas, como uma severa crise de pânico que acaba por prejudicar o protagonista até nas mais intrincadas missões, é desculpa para alguma sacada engraçada.

"Basicamente, o problema de muitos filmes é que, se a cena é triste, ela é toda para baixo e depressiva; se é engraçada, acaba se tornando uma comédia com um C maiúsculo. No entanto, no meio dessa realidade há uma brecha. Procuramos encontrar o balanço entre o humor que encontramos nos EUA e essas cenas mais duras, desesperadas, mas com as quais as pessoas costumeiramente fazem piadas", explica o diretor, sempre exaltando a qualidade de Downey Jr. como ator.

"Robert consegue juntar essas duas coisas perfeitamente e, por tê-lo visto fazendo isso tão lindamente no passado, decidi que era o que eu queria vê-lo fazer neste filme. Ele sabe como pensar rápido em uma solução, consegue transformar um diálogo tenso em engraçado e dramático ao mesmo tempo. É algo que ele exala. Então sempre tive em mente que daria a ele a chance, em qualquer cena que pudesse, de trazer essa sua marca personalizada de humor, porque ele tem essa habilidade que nenhum outro ator tem tão bem desenvolvida nos dias de hoje."

Se Stark e Downey Jr. têm ou não reais semelhanças, ao menos publicamente o ator procura a todo momento confirmá-las. Sarcástico, simpático, egocêntrico. Assim como faz em boa parte de suas entrevistas, por exemplo, o astro de 48 anos exalta, mesmo que discretamente, a relação que faz questão de manter com diretores e roteiristas. Se muitas pessoas em sua posição recebem seus trabalhos e simplesmente os fazem, ele, conhecido pelas opiniões fortes, prefere ​contestar, apontar falhas, improvisar em cena. O que não elimina o fato de escolher papéis baseados em seu interesse por eles.

"Nós falamos sobre achar a história por trás da história (no caso, por trás da HQ de Homem de Ferro) o tempo todo. Na verdade, eu e Shane somos muito similares nesse ponto. Quando li a primeira versão do filme, pensei, 'nós podemos fazer um grande filme pegando este texto palavra por palavra e gravá-lo agora mesmo'", diz. Logo, no entanto, revela aquilo que todos esperam dele: "claro, depois disso eu discuti cada palavra que estava escrita no roteiro. Mas tudo bem". E novas gargalhadas ecoam no recinto.

"A coisa engraçada é que eu sempre me preocupo com meu trabalho e sou um cara que gosta de fazê-lo com segurança. Mas, cedo ou tarde, ele se torna estafante, e eu aceito isso com graça", prossegue o astro sobre seu preparo físico para conseguir interpretar o Homem de Ferro pela quarta vez - além dos três filmes da franquia, ele atuou em Os Vingadores, de 2012, que ganhará sequência no ano que vem -, mesmo estando próximo de completar cinco décadas de vida.

"Da forma como eu vejo, todos tiveram longas férias de verão e eu tive que ficar me preparando para voltar em forma para filmar. Então, tudo bem, sinto que fiz esse sacrifício pelo time", conclui, com seu peculiar senso de humor Downey Jr. Ou seria Tony Stark?
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet