Olhar Conceito

Domingo, 15 de junho de 2025

Notícias | Política Cultural

'A INFÂNCIA EM AFROPERSPECTIVAS'

Projeto sobre racismo e preconceito beneficia mais de mil crianças em MT

Foto: Reprodução

Projeto sobre racismo e preconceito beneficia mais de mil crianças em MT
Mais de mil crianças já foram beneficiadas nas primeiras semanas de execução do projeto “A infância em afroperspectivas” na cidade de Primavera do Leste-MT. O projeto que é uma realização do Versos de uma preta foi contemplado no Edital Identidades da Lei Paulo Gustavo da SECEL - Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.


Leia também 
Show do Guns N' Roses é confirmado na Arena Pantanal; informações sobre valores serão divulgadas na sexta

O projeto nasce da necessidade de discussão e diálogo sobre uma educação antirracista dedicado a infância. Com atividades literárias, do campo das artes visuais e da contação de histórias, as crianças da Escola Tia Dejane do bairro Primavera 3, da Escola São José e 13 de maio assistiram à contação de histórias "Eu Prefiro Ser a Bruxa", do livro homônimo do autor primaverense Wanderson Lana e participaram das oficinas:  escrevivências infantis, onde, inspiradas pela contação de histórias, deram asas à imaginação criando seus próprios poemas e poesias, transbordando histórias de empoderamento, força e conexão com suas raízes e ancestralidade.

Além desta oficina, as crianças participaram de mais duas oficinas: ludicidades literárias e grafite, onde pintaram o muro da escola com frases, desenhos e outras figuras, além de murais dentro da sala de aula. As oficinas foram ministradas pelas oficineiras Jeisy Sá, Alice Anayumi e Edilene Rodriguez.

A Escola Tia Dejane, localizada no bairro Primavera 3 foi a primeira escola contemplada pelo projeto, e nas próximas semanas, o projeto finaliza sua trajetória descentralizada pelo município, contemplando também a Escola Alda Scopel. Como parte do projeto, as bibliotecas públicas também receberam contações de histórias: a Biblioteca Modelo, localizada no bairro Primavera 3, e a Biblioteca para Crianças Grandes e Pequenas Carlos Drummond de Andrade, localizada no centro.

Todas as contações de histórias contam com intérprete de libras, visando a acessibilidade do projeto, que neste projeto piloto é realizada por Lucas Baracho e Lia Batista.

A proponente do projeto e idealizadora, Edilene Rodriguez, comenta que este é um primeiro passo rumo a uma educação antirracista, utilizando a literatura em suas diferentes linguagens, como a poesia, a visualidade e a arte de contar histórias. Unindo essas potencialidades, foi possível mostrar para as crianças, negras e brancas, que um mundo diverso e com mais respeito é possível.

Este é um projeto oriundo do "Versos de uma Preta", que ano passado teve um clube de leitura com livros escritos por mulheres negras e que esse ano se expande para a infância e outras possibilidades que possam potencializar a negritude, ao mesmo tempo que promova o combate ao racismo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet