Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

andanças

Grupo de MT ganha prêmio da Funarte e realiza primeira temporada nacional com "Andarilhos das Estrelas"

Foto: Reprodução

Grupo de MT ganha prêmio da Funarte e realiza primeira temporada nacional com
O Grupo  mato-grossense  de teatro Tibanaré dá início nesta semana a uma série de apresentações em Mato Grosso e por diversos estados da região Norte e Centro-oeste do país com o espetáculo “Andarilhos das Estrelas". A companhia de teatro conquistou o Prêmio Myriam Muniz, da Funarte, e realiza essa circulação nacional através dessa instituição, do Banco da Amazônia e da Secretaria de Estado de Cultura.

"Andarilhos das Estrelas" é um espetáculo concebido para apresentações em espaços não convencionais. Nesta segunda, por exemplo, acontece a partir das 16 horas, na Praça Alencastro. "Os resultados dessa encenação também costumam nos surpreender muitas vezes. Há uma forte interação entre o público e nós, os atores, sempre com muita emoção", explica Jefferson Jarcem, fundador do grupo e um dos idealizadores do espetáculo.

Grupo Tibanaré cria núcleo de teatro livre para discutir formação do ator

Em síntese, os atores, caracterizados, vão às ruas e espreitam as mais diferentes pessoas, na tentativa de quebrar a rotina e a automatização delas. Para isso, valem-se de estratégias como gestualizações, musicalidade e um bocado de poesia, muitas delas, de autores regionais.

Criado em 2006, o Tibanaré tem uma formação fixa com quatro atores, mas também contrata outros em determinadas ocasiões. Para esta turnê estão no elenco Jefferson Jarcem, Cacau Borges, Fernanda Gandes, Valter Lara, Vinicius Hoffmann, Viviane Dourado e André Elias (músico convidado).

Esta é a primeira temporada nacional do grupo. Confira a progração:

Após a apresentação desta segunda, eles vão visitar mais três municípios do estado. Dias 8 e 9 estarão em Nobres, na Gleba Coqueiral e Comunidade Bom Jardim (17 horas), dia 13 chegam à comunidade de Cangas, em Poconé (17 horas); e dia 14, às 16 horas, é a vez de Barão de Melgaço receber o Tibanaré.

Finalizada a etapa em Mato Grosso, é hora de arrumar as malas e cruzar as fronteiras estaduais. Na região Norte estarão nas cidades de Manaus, Belém, Rio Branco e Palmas. A etapa Porto Velho já rolou. No centro-Oeste, vão visitar as capitais Goiânia, Campo Grande e o Distrito Federal.

Além dos patrocinadores já citados, o Tibanaré conta ainda com apoio do Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, Lamiré Cinema e Vídeo, Dona Lola Produção Criativa e VM Locadora; além da parceria do Sesc.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet