Olhar Conceito

Sábado, 19 de julho de 2025

Notícias | Religiosidade

veja programação

Devotos recebem visita dos festeiros com a bandeira de São Benedito em casas e comércios de Cuiabá

Devotos recebem visita dos festeiros com a bandeira de São Benedito em casas e comércios de Cuiabá
A Festa de São Benedito é uma das festas de santo tradicionais de Cuiabá, que neste ano completa 303 anos de realização. Desde semana passada, os festeiros e a banda estão visitando diversos pontos da capital com a bandeira de São Benedito. Nesta segunda-feira (23), eles passaram por casas e comércios do bairro Jardim Cuiabá. 


Leia também 
Família que tem projeto de volta ao mundo passa por MT e se impressiona: 'paraíso de águas cristalinas'

A visita da bandeira segue até a manhã sábado (28). Na tarde desta segunda-feira (24), os festeiros passam pela avenida Getúlio Vargas e pela rua 24 de outubro. A peregrinação termina no bairro Morada do Ouro. A visita da bandeira é vista como uma forma de levar a bênção e a proteção de São Benedito às famílias e à comunidade. 



As doações recebidas durante a visita são utilizadas para financiar a festa e também para ações sociais. Em Cuiabá, a visita da bandeira é um dos momentos marcantes da Festa de São Benedito. No domingo (29), os festeiros realizam a tradicional lavagem da escadaria.

O evento, que acontece anualmente, envolve uma caminhada festiva até a igreja, onde as escadarias são lavadas com água de cheiro e flores, simbolizando a purificação e a união. 

A Festa de São Benedito começa em 1º de julho com a Santa Missa, às 5h, levantamento do mastro, às 6h, e o tradicional "tchá cô bolo", às 6h30. Durante a noite, a partir das 18h30, será servido o jantar regional. 



A programação festiva segue até 6 de julho, dia da Grande Festa, com presença de Dom Mário, pronunciamento do rei da Festa de São benedito 2025 e "tchá cô bolo". No almoço, o evento terá feira gastronômica com comidas típicas e apresentação da banda SacaRolha. 

Neste dia, às 17h, os festeiros seguem com a procissão luminosa pelas ruas de Cuiabá. A partir das 19h, a feira gastronômica volta a ser realizada. Durante a noite, estão previstos shows de Raul Fortes, banda Viola de Cocho, Roberto Lucialdo, Dilson Oliveira, João Eloy, Gilmar Fonseca e Dmilson Maciel. 
 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet