A premiada atriz Virginia Cavendish, conhecida por suas atuações marcantes em clássicos como "O Auto da Compadecida", "Lisbela e o Prisioneiro" e "Avassaladoras", participará do longa-metragem "Ensaio sobre a Verdade", com direção e roteiro do mato-grossense Wanderson Lana. A produção é assinada pela Faces Filmes, de Primavera do Leste (MT), as filmagens terão início em julho, na região entre Primavera e Poxoréu.
Leia também
Labubu, Bobbie Goods e capivaras: Rua 13 de Junho vira '25 de Março cuiabana' com produtos que são febre na internet
Baseado em texto vencedor do Prêmio Funarte de Dramaturgia (2018), o filme marca a estreia da produtora em longa-metragens e reúne um elenco que inclui ainda o ator e produtor Luciano Bortoluzzi, o estreante indígena Enivaldo Kanazokemae e o primaverense Dionathan Pessoni, com extensa trajetória no Teatro Faces.
“Tenho uma ligação muito forte com o cinema em Mato Grosso. Trabalhar novamente com Wanderson Lana é uma honra. Esse filme é um desafio e estou muito animado”, afirma Bortoluzzi, que atuou em produções como Mãe só há uma (Anna Muylaert), Sintonia (Netflix), Terrores Urbanos (Record TV) e O Negócio (HBO).
“Para mim, como indígena, é gratificante fazer parte de uma produção que toca em temas que vivemos na pele”, completa Kanazokemae.
Jogo de memória e silêncios
"Ensaio sobre a Verdade" traz a história de Zé Basílio e Inácio, pai e filho, que se isolam em uma fazenda em região de garimpo. Do lado de fora, bois mortos que não fecham os olhos. Dentro da casa, uma tensão crescente entre os dois. Cada um narra uma versão do que aconteceu, e aos poucos, segredos, memórias e culpas vêm à tona, num drama psicológico repleto de silêncios cortantes e verdades desconfortáveis.
O longa-metragem é uma realização da Faces Filmes, Edital Cinemotion, SECEL-MT, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal, com apoio do Ponto Faces de Cultura, Ângora Filmes, Seriguela Filmes e Film Commission - Rio dos Bororos.