Um gesto simples, mas repleto de empatia, viralizou nas redes sociais nos últimos dias, apesar de ser algo que já faz parte da realidade do técnico de enfermagem Gabriel Ribeiro, de 28 anos, que atua na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rondonópolis (a 214 km de Cuiabá). O jovem foi filmado calçando a própria meia em uma paciente que se queixava de frio e dor nos pés. O vídeo foi gravado no último domingo (29) e rapidamente se espalhou pelas redes sociais, surpreendendo Gabriel.
Leia também
Labubu, Bobbie Goods e capivaras: Rua 13 de Junho vira '25 de Março cuiabana' com produtos que são febre na internet
"Estava no meu repouso lá na Prosalv no outro dia, vi várias ligações de colegas, muita gente me mandando mensagem no Instagram, me surpreendi completamente, porque já fiz muito mais coisas que pudessem ajudar pacientes ou pessoas em situações precárias. Eu fui ver o vídeo depois, mas fiquei preocupado, lá na UPA é um local que não se pode filmar. Até agora não sei quem foi a pessoa que transmitiu o vídeo nas redes sociais".
Ao
Olhar Conceito, o técnico de enfermagem conta que a paciente que ele ajudou está internada há alguns dias aguardando vaga para tratamento psiquiátrico. “Ela sempre falava que estava com frio ou que precisava de um calçado. Me relatou que sentia muita dor nos pés e que a sandália que tinha era muito apertada. Falei que iria dar uma meia pra ela ficar com os pés quentinhos e poder andar no quarto sem apertar os pés. Eu sempre tenho algumas roupas reservas na mochila. Tirei a meia da bolsa e calcei nela”.
Gabriel tem uma longa trajetória na área da saúde. Iniciou a carreira em 2015, no Exército Brasileiro, passou pela Santa Casa de Rondonópolis, atuou no resgate rodoviário e no SAMU, para onde sonha em retornar.
Para ele, atitudes como essa não deveriam causar espanto. “A área da saúde é muito vaga de colegas para ajudar um pouquinho mais os pacientes”, refletiu. Fora do plantão, Gabriel também realiza ações sociais por meio do projeto Parceria do Bem, em que, junto a amigos, organiza doações em datas comemorativas, como Dia das Crianças e Natal, para famílias em situação de vulnerabilidade em bairros de Rondonópolis.