Nesta terça-feira (3) e quarta-feira (4), o Cine Teatro Cuiabá será palco da 17ª Mostra de Cenas da MT Escola de Teatro, que traz como tema provocador "Tropicália: O que Restou em Nós?". O espetáculo, que tem início às 19h30 em ambos os dias, é o resultado do trabalho de estudantes dos módulos Verde e Vermelho, que se unem em cinco núcleos para apresentar espetáculos teatrais com foco em diversas áreas da produção cênica.
Leia também
Festa da 'herdeira do agro' teve 'jardim de doces', vestido com frases da família e tecnologia de reconhecimento facial
O tema "Tropicália: O que Restou em Nós?" convida à reflexão sobre o legado do icônico movimento cultural brasileiro da década de 1960. A Tropicália, que revolucionou a música e a arte do país ao misturar elementos da cultura popular com influências internacionais, deixou uma marca indelével na cultura brasileira, inspirando gerações a romper com padrões e buscar novas formas de expressão.
A 17ª Mostra de Cenas é a culminância dos estudos do semestre, onde cada núcleo se dedicou a aprimorar suas habilidades em Atuação, Dramaturgia, Direção, Sonoplastia, Produção Cultural, Iluminação, Cenário e Figurino, garantindo um resultado à altura de produções teatrais de ponta.
Programação da Mostra:
Módulo Verde
3 de julho de 2025 – 19h30
Núcleo 1: Terra em Conflito
Sinopse: Em um Brasil profundo e pulsante, "Terra em Conflito" acompanha o embate entre Luiz Carlos Mantovani, um poderoso fazendeiro conservador, e seus rivais Iara, Caio e Raul Maurício. Em meio ao choque de gerações, culturas e visões de mundo, as histórias do passado começam a ser desvendadas, trazendo à tona revelações e conflitos.
Ficha Técnica: Direção: Francislaine Almeida e Giovanna Lopes; Dramaturgia: Lincoln Matholi; Atuação: Heber, João Welinton, Kelwen Dutra, Nathaly Sena, Raylay, Tamily Almeida; Cenário e Figurino: Vanessa Gesb; Iluminação: Glauber Costa; Sonoplastia: Josy Campos; Produção: Anderson Kabeça e Emilia Vendramin;
Classificação Indicativa: 14 anos
Núcleo 2: A Mandioca é Nossa
Sinopse: A narrativa de "A Mandioca é Nossa" mostra como a memória, a resistência cultural e as disputas pelo espaço público se entrelaçam na comunidade da Praça da Mandioca, em Cuiabá. Ela revela o conflito entre o passado de opressão, representado pela ditadura militar e a escravidão, e o presente, onde diferentes forças sociais, religiosas e econômicas lutam pelo controle do espaço e da memória coletiva. A cena destaca a resistência da comunidade, como Telma Teimosa, que luta contra a tentativa de transformar a praça em um espaço de comércio de soja ou de construção de igrejas, e Sofia Fissura, que representa a mistura de culturas, crenças e identidades, refletindo a complexidade do Brasil contemporâneo. O conflito se destaca com a personagem Empresária, que quer transformar o local num grande Shopping Center. O enredo também mostra como o tropicalismo, a música e a cultura popular continuam sendo formas de resistência e expressão de identidade.
Ficha Técnica: Direção: Odinamar Borges; Dramaturgia: Josue Fernandes e Enock Cavalcanti; Atuação: Adrieli Orso, Ana Oliveira, Brenda Maiyume, Kadu Feguri, Eliane Rodrigues e Matheus Apole; Sonoplastia: Jeffy Ferreira, Janna Rawn; Iluminação: Helibera Capistrano e Yuri Fushiki; Cenário e Figurino: Gleice Oliveira e Amanda Homem; Produção: Colaborativa e Milena Guarim de Oliveira.
Classificação Indicativa: 14 anos
Núcleo 3: Fora de Cena
Sinopse: "Tropicalismo, o que restou em nós?". Na rua de “Fora de Cena”, vemos os dois lados do que restou da época em que este movimento revolucionário surgiu. De um lado, a insistente tentativa de silenciamento de vozes e existências que ousam seguir seus próprios tons e caminhos; do outro, o canto de quem persiste em resistir.
Ficha Técnica: Direção: Alessandra Meireles e Genessy Neves; Dramaturgia: Victoria Machado; Atuação: Tayrine, Leônidas, Tex, Sanra, Ryan, Sophia e Joathan; Sonoplastia: Mano Raul; Iluminação: Monge; Cenário e Figurino: Aghata Ferreira e Bruno Silva; Produção: Edson Mauro.
Classificação Indicativa: 14 anos
Módulo Vermelho
04 de julho de 2025 – 19h30
Núcleo 1: E Você?!
Sinopse: "Tropicália do final da década de 1960 e seu reflexo no presente de 2025, revelando novas formas de expressão, resistência cultural e o fortalecimento das diferenças. Elementos como música, cor, literatura, linguagem, som, ironia, sexualidade, humor, religião, ditadura, repressão e nudez, entre tantas marcas desse movimento, surgem como convite para refletirmos: eu posso ressignificar, mas…"
Ficha Técnica: Direção: Colaborativa; Dramaturgia: Deva Kiran; Atuação: Bruna Rodrigues, Luana Dantas, Fagner Gomes, Tonny Di Paula, Vini Lopes, Mateus Scariot, Levy; Cenário e Figurino: Pedro Fraga, Dinho Thompson; Iluminação: Lais Wrzesinski; Sonoplastia: Claudeci Lima e Débora Barros; Produção: Ediana Tanara e Joaldo Rocha.
Classificação Indicativa: 16 anos
Núcleo 2: Histórias Dentro de um Copo Sujo: A Balbúrdia do Tempo
Sinopse: Em um país sufocado por uma ditadura opressora, a arte é uma afronta a ser silenciada. Nesse contexto, surge o “cafofo” da Lindsay, um simulacro de bar em decadência, que se torna um reduto da resistência. Entre garrafas vazias, poeira da incerteza, canções, memórias e vidências futuristas, um grupo de artistas transforma o “cafofo” em um lar sagrado, feito de afetos onde a liberdade resiste. Quando o autoritarismo bate à porta, eles devem decidir entre fugir ou resistir. Esse espetáculo, inspirado em fragmentos da história brasileira, sobretudo da ditadura militar, mistura passado, presente e futuro para lembrar que na arena da luta, a arte se torna arma potente contra o silenciamento.
Ficha Técnica: Direção: Joyce Lombardi; Dramaturgia: Sol; Atuação: Bruna Mattoso, Davi Silva, Guto Tavares, Ianca Santos, Karina Stein, Mabi Pinho; Cenário e Figurino: Rob Pinheiro, Wenni Justo e Iris Rubira; Iluminação: Giulia; Sonoplastia: Janiverso e Mariana Borealis; Produção: Pedro Ramos e Danilo Godoy.
Classificação Indicativa: 14 anos