Cuiabá registrou a manhã mais fria do ano nessa terça-feira (1º), com os termômetros marcando 13°C. Apesar do sol ter voltado a aparecer ao longo do dia nesta quarta-feira (2), as manhãs e noites seguem geladas. Nesta quinta-feira (3), por exemplo, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) prevê mínima de 11 °C e máxima de 24 °C. O frio atípico pode impactar a disposição de quem tenta manter os treinos em dia, mas profissionais de educação física reforçam que há estratégias para não deixar a atividade física de lado mesmo com o clima desanimador.
Leia também
Labubu, Bobbie Goods e capivaras: Rua 13 de Junho vira '25 de Março cuiabana' com produtos que são febre na internet
O Olhar Conceito ouviu dois profissionais, a coach de crossfit Thaynara Corrêa e o personal Matheus Moraes, que dão dicas de como manter a rotina de exercícios. Thaynara explica que é comum sentir preguiça em dias mais frios, já que o corpo gasta mais energia para manter-se aquecido.
"Como coach eu entendo que o clima pode afetar a motivação dos alunos. Eu sempre incentivo meus alunos e dou previsibilidade que vai fazer frio, mas que o treino aquece e regula hormônios".
Matheus completa que, assim que o corpo começa a liberar endorfina, a sensação de bem-estar virá uma consequência. "Mas é importante se alongar bem antes do treino, pois o frio pode causar uma maior tensão muscular”, alerta.
Thaynara reforça que o aquecimento é uma parte importante dos treinos nos dias mais frios. Por conta da baixa temperatura, a performance e a eficiência muscular são prejudicadas. "Isso afeta nossos treinos, pois os músculos podem se tornar mais rígidos e menos flexíveis, então pego no pé da galera para capricharem no aquecimento e entrar mais preparados pro WOD, que é onde demanda mais esforço".
Os profissionais recomendam prestar atenção, além do aquecimento, à forma de se vestir. “Fazer um bom aquecimento, deixando o corpo acostumar com a temperatura ambiente, ir bem agasalhado e, ao terminar a sessão de treino, não ficar exposto por muito tempo ao frio, dando preferência por treinar e seguir para um lugar mais aquecido”, orienta.
Para ele, o uso de roupas adequadas e o respeito aos limites do corpo são fundamentais. “Utilizando roupas adequadas para o clima e respeitando os limites do corpo nessas condições”.
"Aumentar a intensidade do aquecimento é uma estratégia, roupas adequadas e a coach aumentando a motivação e engajamento da turma", completa Thaynara sobre a importância de uma boa orientação durante os exercícios.
Outro ponto importante é a hidratação, que costuma ser reforçada apenas nos dias de calor intenso. A coach reforça que beber água é importante em qualquer clima, inclusive nos dias frios. "É comum não sentirmos tanta sede em dias frios, mas nosso corpo ainda perde líquidos e eletrólitos durante o treino. É importante beber água antes, durante e depois do treino".
“Em dias mais frios costumamos sentir menos sede, porém a hidratação precisa acontecer da mesma forma, suando ou não", destaca Matheus.
Para quem pensa em desistir do treino por conta do frio, a dica é se organizar e lembrar da sensação de bem-estar depois do exercício. “Eu diria que é importante encontrar maneiras de tornar o treino mais divertido e pensar que os dias frios irão passar. Estratégias como treinar em um local fechado, se vestir de forma confortável e aquecida, motivar e se agarrar em um parceiro de treino é uma estratégia. Vale ressaltar que o exercício regular pode ajudar a melhorar o humor e a energia, que saímos do treino revigorados, então encontrar maneiras de superar o desânimo e manter o treino em dia”, conclui Thaynara.