Febre nas redes sociais e sucesso de vendas em Cuiabá, o morango do amor, fruta coberta por casquinha crocante de caramelo, caiu no gosto do público durante o período de festas juninas, mas continua sendo o produto mais procurado nas docerias. A iguaria, que mistura o frescor da fruta com a doçura intensa da calda, tem movimentado a produção artesanal.
Leia também
'Morango do amor' vira queridinho das festas juninas e doceria chega a vender 300 unidades em Cuiabá
No Instagram, as confeiteiras precisam organizar a lista de pedidos e, com frequência, têm precisado se explicar sobre a pronta-entrega de morango do amor.
Na Dois A's Doceria, por exemplo, a proprietária Ariane Leite Conceição Formighieri decidiu colocar o doce no cardápio na semana passada. Desde então, saem até 80 unidades por dia.
A produção, que começou tímida, se tornou um dos carros-chefes do negócio. Além da Dois As, o morango do amor também pode ser encontrado em outros estabelecimentos e feiras conhecidas da cidade. A Browns Doceria, a Água na Boca, a Segatto Caseiros e a
Caramelize (que também trabalha com sistema de entregas a partir de quinta-feira) são alguns dos locais onde o doce aparece como destaque entre os produtos vendidos.
A popularização do morango coberto por caramelo tem sido impulsionada por vídeos e fotos nas redes sociais, que mostram a crocância da cobertura sendo rompida com a mordida. O apelo visual e o contraste de texturas fizeram com que o doce se tornasse quase uma obsessão entre os fãs de sobremesas e uma oportunidade de negócio para docerias que buscam atender ao desejo do público.
Preparo complexo
O preparo do morango do amor envolve um processo artesanal delicado que exige técnica, precisão e paciência. Primeiro, é necessário realizar o preparo de um brigadeiro de leite ninho. Depois, os morangos devem ser lavados e completamente secos e, em seguida, envolvidos manualmente por esse brigadeiro resfriado, geralmente em estrutura refrigerada para firmar a cobertura antes da etapa seguinte.
A parte mais crítica do processo é a calda de caramelo, frequentemente preparada com açúcar, água, vinagre e corante que deve ser aquecida sem mexer, até atingir o ponto de bala dura (cerca de 145–160 °C). Qualquer erro no ponto pode resultar em calda cristalizada, amarga ou que derrete depois de aplicada. Também é fundamental respeitar o tempo de resfriamento da calda antes de banhar os morangos.
Veja a lista de onde comprar em Cuiabá:
Dois A's
Browns Doceria
Água na Boca
Segatto Caseiros
Caramelize
Último do Pacote