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Domingo, 16 de novembro de 2025

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Brookie, mistura de brownie com cookie, é estrela de delivery em Cuiabá que também tem sabor com cocada cremosa

Foto: Reprodução

Brookie, mistura de brownie com cookie, é estrela de delivery em Cuiabá que também tem sabor com cocada cremosa
O sabor intenso do brownie de cocada e a combinação inusitada do brookie, mistura entre brownie e cookie, ajudam a contar a história da Love Art Brownie, delivery criado pela cuiabana Julia Catarino, de 28 anos, em Cuiabá. A marca foi criada por ela há dois anos como uma tentativa de renda extra, mas se tornou também um espaço para dar vazão à sua vocação: unir sabor, afeto e conexão.


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Comecei vendendo para o pessoal onde eu trabalhava, mas percebi que a receita ainda podia melhorar. Com o tempo, fui investindo em aprendizado e, em 2024, fiz um curso profissional de brownies para me aprofundar de verdade", lembra Julia em entrevista ao Olhar Conceito.

A partir daí, o negócio cresceu até se tornar a principal fonte de renda da jovem. "Já tinha alguns clientes e pontos de venda, então fui me organizando, estruturando o delivery e divulgando nas redes sociais. Hoje, os brownies são minha principal fonte de renda e também a realização de um sonho que está só começando."

A paixão pela cozinha e pelos doces vem de longa data e começou no convívio familiar. Julia conta que a avó paranaense sempre teve o costume de preparar cucas, bolachas e pudins. As receitas se tornaram parte da memória afetiva da jovem, que resgatou as doces lembranças para preparar os primeiros produtos. 

"Cresci numa casa cheia de comida boa. Minha mãe cozinhava muito bem, e eu também tive contato com a culinária afetiva da minha avó materna, no Paraná. Tinha sempre cuca, bolachas, bolo, pudim… E eu cresci dentro de uma mercearia, então desde pequena convivi com vendas e com gente. Acho que tudo isso foi me moldando", explica. 

A criatividade tem sido um dos diferenciais da Love Art Brownie, especialmente em sabores que fogem do tradicional. Julia revela que busca inspiração em referências de fora da própria bolha e segue sendo movida pelo desejo de "fazer diferente". 

"O brookie e o de cocada surgiram dessa intenção de sair do óbvio. Gosto de ter sabores que as pessoas não estão acostumadas a ver, mas que marcam quando experimentam. Eu testo bastante, mas sigo muito minha intuição, principalmente na combinação de sabores e texturas."

O brookie, mistura de brownie com cookie, se tornou um dos grandes sucessos do cardápio. "O brookie é um brownie coringa. Ele viralizou, é verdade, mas mais do que isso, ele é realmente delicioso. A combinação do cookie com o brownie é perfeita e versátil, dá pra comer em qualquer hora do dia. Quando testei, vi que fazia todo sentido com a proposta da Love Art e entrou no cardápio sem dúvidas."

Outra receita que surpreendeu foi o brownie de cocada que, apesar de parecer ousado, se tornou um sucesso imediato. "Tem coco, mas de uma forma surpreendente: é cremoso, macio e tem uma explosão de sabores. Mesmo quem não gosta muito de coco costuma amar. Hoje é o número um do cardápio, tenho clientes viciados nele".

Julia também cita uma criação inusitada, o brownie de brigadeiro de parmesão com goiabada. "Uma combinação ousada, mas que encantou todo mundo que provou", afirma a jovem. Para ela, inovação faz parte do processo: "Sempre lanço sabores diferentes a cada 15 dias, e estou só esperando ter uma cozinha maior para manter esses inusitados no cardápio fixo."

Desafios na hora de empreender 

Ela explica que, empreender não é fácil, sobretudo em Cuiabá, onde a alta dos ingredientes desafia o equilíbrio entre preço e qualidade. “Eu tenho um coração bom e sempre quero facilitar para os clientes e revendas, só que fazer um produto acessível e, ao mesmo tempo, de alta qualidade, é uma linha difícil de equilibrar.”  

A inda assim, o crescimento do negócio traz uma alegria imensa para a jovem confeiteira. “É poder dizer que algo que nasceu da minha cozinha hoje chega até outras pessoas, eventos, estabelecimentos. É poder viver do que amo e ainda encantar outras pessoas com isso.”

Uma reflexão que Julia guarda vem de uma conversa com um chefe. “Uma vez um chefe me falou que eu precisava descobrir o propósito do que eu tava fazendo. Na hora, isso me pegou. Porque, sinceramente, eu não via propósito nenhum. Eu só queria trabalhar, fazer meu corre, ganhar meu dinheiro. E ele me questionava, e eu pensava: ‘Mas qual é o propósito disso tudo?’”

Com o tempo, ela conta que entendeu que o propósito nem sempre é claro no começo. “A gente só vai descobrir o nosso propósito quando a gente se sente bem fazendo o que faz… Tem dias que você olha pro que construiu, pro que tá fazendo, e sente: isso aqui faz sentido pra mim.”

No começo, ela não via sentido além do trabalho e do sustento, mas com o tempo diz ter entendido que o propósito se descobre na prática. Hoje, seu conselho para quem quer empreender é direto.

“Vai com medo mesmo. Vai com dúvida. Vai com pouca grana, se for o caso. Mas vai". A cada quinze dias, Julia lança sabores novos e sonha em ampliar a cozinha para manter as criações fixas no cardápio.
 
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