Olhar Conceito

Domingo, 16 de novembro de 2025

Notícias | Diversão e Lazer

imersão cultural

​Festival de Viola de Cocho tem programação gratuita, show de rasqueado e pratos típicos

Foto: Reprodução

​Festival de Viola de Cocho tem programação gratuita, show de rasqueado e pratos típicos
Momento único para quem sonha em beber na fonte da cultura tradicional de Mato Grosso. No próximo domingo (24), a comunidade do Distrito de Engenho Velho, em Santo Antônio do Leverger, conduz visitantes a uma imersão pelas artes ribeirinhas. O Festival de Viola de Cocho é gratuito e terá programação intensa, das 9h às 17h, no Centro Comunitário e Salão de Festas da Capela São Benedito.


Leia também 
"Experiência única e emocionante": o que Anitta e Luciano Huck disseram do encontro com Cacique Raoni no Xingu

Ao longo do dia, além do cardápio repleto de pratos típicos, uma programação intensa promete uma verdadeira aula de cultura popular tradicional e vivência comunitária. Além de valorizar a viola de cocho e o cururu, também abre espaço para outras expressões artísticas ligadas à cultura tradicional.

O espaço contará com decoração especial, homenagem à Nossa Senhora da Guia, participação do pesquisador e músico, Habel Dy Anjos, que é um grande professor e mestre na instrução da viola de cocho e também, na forma de tocar.

A vivência artística inclui ainda uma oficina de confecção de viola de cocho e instrumentalização dessa peça que é um ícone do patrimônio histórico material e imaterial mato-grossense, com o luthier e mestre da cultura popular, Alcides Ribeiro.

A dança também promete encantamento aos que se fizerem presentes. A Cia de Dança Rodinei Barbosa faz apresentação com combo de danças populares mato-grossenses, como o rasqueado, mas com uma linguagem mais contemporânea.

Mas de outro lado, de forma mais tradicional, o Instituto Cultural Vitória Régia do Pantanal e o Flor Serrana dançam o siriri e ainda, o grupo Tradição Cuiabana do Coxipó apresenta várias duplas de cururueiros. Por fim, haverá apresentações do quarteto musical Jovens Amigos, e também, de Roberto Lucialdo e banda.

O diretor da instituição realizadora, Kelson Panosso destaca que tudo foi pensado em conjunto com os protagonistas do projeto.

"Este, surge da necessidade e vontade da comunidade, de realizar um encontro que além de valorizar sua cultura, fosse uma plataforma de visibilidade para a produção artística local. E vale ressaltar, o engajamento comunitário foi fortalecido com o grande empenho da liderança ribeirinho, Samuel Moreira".

O evento é uma realização da Cidarta em parceria com a Associação de Moradores e Pequenos Produtores Rurais de Miguel Velho, com patrocínio do Governo de Mato Grosso e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) via destinação de emenda do deputado Júlio Campos. Conta ainda com apoio cultural da Câmara Municipal e Prefeitura de Santo Antônio de Leverger.

Mais informações: @cidartaoficial no Instagram e (65) 99943-7748
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet